segunda-feira, 15 de novembro de 2010


3 comentários:

  1. TRABALHO DE FILOSOFIA
    NOME: antonia otaciana soares do nascimento
    n* 07 3 ano j noite

    KARL MARX
    Traços biográficos:
    Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1843, mudou-se para Paris, editando em 1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, rompeu logo com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.
    Depois da derrota de todos os movimentos revolucionários na Europa e o fechamento do jornal, cujos redatores foram denunciados e processados, Marx foi para Paris e daí expulso, para Londres, onde fixou residência. Em Londres, dedicou-se a vastos estudos econômicos e históricos, sendo freqüentador assíduo da sala de leituras do British Museum. Escrevia artigos para jornais norte-americanos, sobre política exterior, mas sua situação material esteve sempre muito precária. Foi generosamente ajudado por Engels, que vivia em Manchester em boas condições financeiras.
    Primeiros trabalhos:
    Entre os primeiros trabalhos de Marx, foi antigamente considerado como o mais importante o artigo Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel, em 1844, primeiro esboço da interpretação materialista da dialética hegeliana. Só em 1932 foram descobertos e editados em Moscou osManuscritos Econômico-Filosóficos, redigidos em 1844 e deixa-os inacabados. É o esboço de um socialismo humanista, que se preocupa principalmente com a alienação do homem; sobre a compatibilidade ou não deste humanismo com o marxismo posterior, a discussão não está encerrada. Em 1888 publicou Engels as Teses sobre Feuerbach, redigidas por Marx em 1845, rejeitando o materialismo teórico e reivindicando uma filosofia que, em vez de só interpretar o mundo, também o modificaria.

    Marx e Engels escreveram juntos em 1845 A Sagrada Família, contra o hegeliano Bruno Bauer e seus irmãos. Também foi obra comum A Ideologia alemã (1845-46), que por motivo de censura não pôde ser publicada (edição completa só em 1932); é a exposição da filosofia marxista. Marx sozinho escreveu A Miséria da Filosofia (1847), a polêmica veemente contra o anarquista francês Proudhon. A última obra comum de Marx e Engels foi em 1847 O Manifesto Comunista, breve resumo do materialismo histórico e apelo à revolução.
    Em 1867 publicou Marx o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital. É um livro principalmente econômico, resultado dos estudos no British Museum, tratando da teoria do valor, damais-valia, da acumulação do capital etc. Marx reuniu documentação imensa para continuar esse volume, mas não chegou a publicá-lo. Os volumes II e III de O Capital foram editados por Engels, em 1885 e em 1894. Outros textos foram publicados por Karl Kautsky como volume IV (1904-10).

    ResponderExcluir
  2. Trabalho de Filisofia
    Raianny Sousa Santos n°32
    3° ano J noite

    Influência da doutrina de Hegel

    Hegel foi professor da Universidade de lena,onde Marx cursou o doutorado. Os dois principais aspctos do sistema de Hegel que influenciaram Marx foram sua filosofia da história e sua concepção dialética. Para Hegel nada no mundo é estático, tudo está em constante processo; tudo é histórico, o sujeito desse mundo em movimento é o Espírito do Mundo, que representa a consciência humana geral e manifesta na ideia de Deus.
    Marx se considerou um hegeliano de esquerda durante um certo tempo, depois que rompeu com o grupo efetuou uma revisão bastante crítica dos concito de Hegel após tomar contato com as concepções de Feuerbach. Para Hegel a existência material precede qualquer pensamento, ou seja, não existe possibilidade de pensamento sem existência concreta.marx inverte a dialética hegeliana, porque coloca a materialidade, e não as ideias, na gênese do movimento histórico que constitui o mundo

    Influência do materialismo de Feuerbach

    Ludwig Feuerbach foi um filósofo materialista que atraiu muita atenção intelectuais de sua época, em 1841 publicou uma obra " A essência do cristianismo "que teve uma influência importante sobre Marx, Engels e os jovens hegelianos. È de Feuerbach a concepção de que em Hegel a lópgica dialética está de cabeça para baixo, porque apresenta o homem como um atributo do pensamento ao invés do pensamento como um atributo do homem.

    Influência do socialismo utópico francês

    Por socialismo utópico costumavam designar, um conjuntode doutrinas diversas que tinham em comum duas características, básicas:o comportamento humano residia na esfera moral e ideológica e que o desenvolvimento das civilizações ocidentais estava a permitir uma nova era onde iria imperar a harmonia social. Marx criticouas ideias dos socialistas utópicos acusando de muito romantismo igênuo e criticou também a pouca dedicação ao estudo rigoroso da conjuntura social. Por outro lado, pode-se dizer que, de certa forma, Marx adotou - explícita ou implicitamente - algumas noções contidas nas ideias de alguns dos socialistas utópicos.

    ResponderExcluir