7º ANO

CAP.1 - POVOS INDÍGENAS: SABERES E TÉCNICAS - CLIQUE AQUI
CAP. 2 - POVOS AFRICANOS: BANTOS, MALINESES E IORUBÁS - CLIQUE AQUI
CAP. 3 - MUDANÇAS NA EUROPA FEUDAL - CLIQUE AQUI 
CAP. 4 - RENASCIMENTO CULTURAL E HUMANISNO - CLIQUE AQUI



QUESTÕES DE REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL DO 1 TRIMESTRE DE 2021
ROTEIRO: CAP. 1 E 2

1- Os astecas viviam em que região do continente americano?
2- Qual a capital do Império Asteca?
3- As regiões da Guatemala, Belize, Honduras e o sul do México correspondem ao local onde habitava qual civilização pré-colombiana?
4- O Peru é a região onde vivia qual civilização pré-colombiana?
5- Caracterize a agricultura do povo Inca.
6- Cite 3 tipos de alimentos que foram cultivados pelos ameríndios.
7- Quais os dois rios que cortam o Sudão?
8- Caracterize os povos bantos quanto as suas origens e sua língua.
9- Que país europeu ocupou e colonizou a região do Congo na África?
10- 1-A força econômica das cidades iorubás vinham sobretudo de que atividade econômica?

************************************
CORREÇÃO CAP. 1

PARA REFLETIR - PAG.14

A- EXIGIAM IMPOSTOS PAGOS EM PRODUTOS E PESSOAS PARA SEREM OFERECIDAS EM SACRIFÍCIO AOS DEUSES. QUANDO ACONTECIAM REVOLTAS, OS MEXICAS ENVIAVAM SEU EXÉRCITO PARA REPRIMIR OS REBELDES E ELIMINAR SEUS LÍDERES. 
B- PODE-SE CONCLUIR QUE OS ASTECAS OPRIMIAM OS POVOS DOMINADOS POR ELES. 
C- REAGIRAM POR MEIO DE REVOLTAS E UMA DESSAS FOI PROMOVIDA PELO POVO DA CIDADE DE CUETLAXTLAN, QUE APRISIONOU OS COLETORES DE IMPOSTOS  ASTECAS E ATEOU FOGO EM SEUS CORPOS. 

PARA REFLETIR  - PAG.21

A- A LÍNGUA QUÉCHUA; UM GOVERNO FORTEMENTE CENTRALIZADO; UMA REDE DE ESTRADAS ENORME E O CULTO AO SOL INTI. QUE REAFIRMAVA A SUPERIORIDADE INCA. 
B- CONCLUIU-SE QUE O RELACIONAMENTO ERA OPRESSIVO. 

RETOMANDO - PAG. 29 A 31 - QUESTÕES DE 1 A 6

1- A- CONCLUI-SE QUE OS ASTECAS PRATICAVAM AGRICULTURA, PESCA , ARTESANATO E TECELAGEM. 
B- RESPOSTA PESSOAL
C- AS FONTES VISUAIS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO AS ESCRITAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 
2-
A- PELA EXISTÊNCIA DE MONUMENTOS, AQUEDUTOS , DIQUES, CONSTRUÍDOS PELOS ASTECAS. 
B- SIM , PRIMEIRAMENTE PORQUE A PEÇA ESTAVA NA CORTE DO REI ESPANHOL CARLOS V, QUE NA ÉPOCA GOVERNAVA UM IMPÉRIO IMENSO. EM SEGUNDO PORQUE ENCANTOU DURER, QUE É CONSIDERADO O MAIS REFINADO PINTOR RENASCENTISTA ALEMÃO.
3-
A- AS CIDADES MAIA ERAM CIDADE-ESTADO, PORTANTO, CIDADES INDEPENDENTES ENTRE SI MAS COM UMA CULTURA COMUM (RELIGIÃO, LÍNGUA , COSTUMES )
B- CONFEDERAÇÃO É UM CONJUNTO DE CIDADES SOB A LIDERANÇA DE UMA DELAS. 
C- SIM, ISSO É ALGO COMUM. SÃO MUITAS AS PERGUNTAS QUE A HISTÓRIA NÃO TEM RESPOSTAS E É JUSTAMENTE ISSO QUE ESTIMULA OS HISTORIADORES A CONTINUAREM PESQUISANDO. 

4 - ALTERNATIVA D - JUSTIFICATIVA  - A AGRICULTURA TINHA GRANDE IMPORTÂNCIA NA VIDA DOS MAIAS. O MILHO ERA A BASE DA SUA ALIMENTAÇÃO. 

5- RESPOSTA PESSOAL

6- ALTERNATIVA C  -JUSTIFICATIVA: COMPARANDO OS POVOS INDÍGENAS  COMO SE FOSSEM TODOS IGUAIS. OCORRE QUE O "ÍNDIO" GENPERICO NÃO EXISTE . EXISTEM OS TUPINIQUINS , KAETÊS, KAIAPÓS, YANOMAMIS E OUTROS. CADA GRUPO SE VÊ DIFERENTE DOS OUTROS. 

INTEGRANDO COM AS CIÊNCIAS - PAG. 33

1 - RESPOSTA PESSOAL
2- 
A- THEOBROMA CACAO, PALAVRA QUE VEM DO GREGO E SIGNIFICA "ALIMENTO DOS DEUSES".
B- O CACAUEIRO É ORIGINÁRIO DE FLORESTAS TROPICAIS  DA AMÉRICA CENTRAL E DO SUL, INCLUINDO A FLORESTA AMAZÔNICA. 
C- O JUPARÁ É UM ANIMAL QUE SE ALIMENTA DAS SEMENTES DE CACAU E AUXILIA EM SUA DISPERSÃO . COM ISSO OS DOIS SERES VIVOS SE BENEFICIAM, APESAR DE PODEREM VIVER SEM A PRESENÇA UM DO OUTRO. 
D- O CACAU ERA UTILIZADO PELOS INDÍGENAS COMO BEBIDA. 
E- COM A SEMENTE DO CACAU SÃO PRODUZIDOS OS CHOCOLATES QUE É CONSUMIDO NO MUNDO TODO E OUTROS SUBPRODUTOS COMO GELÉIA, XAROPE, SORVETE, DOCES, IOGURTES E SUCOS. 

VOCÊ CIDADÃO - PAG.34

A- SÃO VÍTIMAS DE RACISMO E DISCRIMINAÇÃO E EM SUA MAIORIA SÃO POBRES. 
B- SEGNDO A PROFESSORA MARIA LUIZA, RACISMO É MUITO MAIS QUE DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO RACIAL, É UMA DOUTRINA  QUE AFIRMA HAVER RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS RACIAIS E CULTURAIS  E QUE ALGUMAS RAÇAS SÃO POR NATUREZA SUPERIORES A OUTRAS. 
C- RESPOSTA PESSOAL

CAP. 2 - CORREÇÃO

PARA REFLETIR  - PAG. 40

A- SERVE PARA SACIAR A SEDE E DE ESTIMULANTE POR CONTA DA CAFEÍNA
B- O SEU ALTO VALOR DE TROCA COMPENSAVA AS DESPESAS  COM TRANSPORTE E CONSERVAÇÃO. ERA MUITO CONSUMIDA TAMBÉM PELOS RICOS. 

ATIVIDADES - RETOMANDO - PAG. 55 A 59

1- 
A- F(A ÁFRICA É UM CONTINENTE),F( A ÁFRICA É UM CONTINENTE HABITADO POR POVOS DE DIFERENTES ORIGENS),V,V,V

2- 
A- O ASSUNTO PRINCIPAL DO MAPA É O COMÉRCIO ATRAVÉS DO SAARA, COMO SE PODE VER NO TÍTULO
B- MOSTRA A LOCALIZAÇÃO DAS MAIORES FONTES  DE 3 IMPORTANTES PRODUTOS COMERCIALIZADOS NA ÉPOCA: SAL, NOZ DE COLA E OURO. ALÉM DISSO, LOCALIZA TAMBÉM O SAHEL.
C- SIM , HÁ VÁRIOS SÍMBOLOS INDICATIVOS DE MINAS DE SAL NA REGIÃO EM FOCO. ALÉM DE CONSERVAR OS ALIMENTOS  E CONSERVAR O SABOR, O SAL É IMPORTANTE PARA O CORPO HUMANO. E POR SER ESCASSO E PRECIOSO NA REGIÃO , CHEGOU A SER USADO COMO MOEDA. NA ÁFRICA OCIDENTAL MERECEM DESTAQUE AS MINAS DE SAL DE TEGHAZZA. 

3- ALTERNATIVA B - JUSTIFICATIVA: NO PODER, SUNDIATA KEITA CONVERTEU-SE AO ISLAMISMO PARA PROTEGER SEU IMPÉRIO DOS ATAQUES DOS BERBERES, DESLOCOU SUA CAPITAL PARA NANI, NO SUL DE MALI. 

4- ALTERNATIVA C - JUSTIFICATIVA: O IMPÉRIO DE MALI ERA EXTENSO E TEVE LONGA DURAÇÃO. 

5- A- O COMÉRCIO ENVOLVENDO SAL E OURO E A CIDADE DE TOMBUCTU E DEJENNÉ.

B- NA ÉPOCA, TOBUCTU REUNIA CERCA DE 150 ESCOLAS QUE ENSINAVAM O ALCORÃO COM MILHARES DE ESTUDANTES VINDOS DE VÁRIOS LUGARES . EM TOBUCTU FOI ERGUIDA A MESQUITA DE SANKORÉ, ONDE PASSOU A FUNCIONAR A UNIVERSIDADE DE MESMO NOME. 

6- ALTERNATIVA D - JUSTIFICATIVA: ADOTAVA UMA POLÍTICA DE CONSULTA AOS POVOS DOMINADOS E RESPEITAVA SUAS TRADIÇÕES. 

7- UM PODEROSO EXÉRCITO COMPOSTO POR ARQUEIROS , LANCEIROS E CAVALEIROS, CONTROLE DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE OURO, A CAPACIDADE DE REPRIMIR REBELDES EM CASO DE REVOLTAS, ADOÇÃO DE UMA POLÍTICA DE CONSULTA AOS POVOS DOMINADOS E O RESPEITO AS SUAS TRADIÇÕES. 

8- RESPOSTA PESSOAL

9- V.V.F.V.V.V

10-
A- DIOGO CÃO ERA UM NAVEGADOR PORTUGÊS QUE SE EMPENHOU NO RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIOS AFRICANOS. 

B- PARA OS CONGOS, A CALUNGA ERA O OCEANO, VISTO POR ELES COMO A FRONTEIRA ENTRE O MUNDO DOS VIVOS E O MUNDO DOS MORTOS. 

C- SEGUNDO O TEXTO, OS CONGOS PENSARAM QUE OS HOMENS BRANCOS  QUE DESEMBARCARAM COM DIOGO CÃO ERAM OS ESPÍRITOS DE SEUS ANTEPASSADOS  VOLTANDO PARA CASA. 

D- RESPOSTA PESSOAL

11- 
A- A PRIMEIRA OBRIGAÇÃO DE UM AFRICANO É  COM A FAMÍLIA
B- A FAMÍLIA NÃO É SOMENTE , MARIDO , MULHER E FILHOS, SOBRINHOS E SIM A LINHAGEM  , INCLUI TODOS OS ANTEPASSADOS COM ORIGEM EM COMUM.
C- RESPOSTA PESSOAL

LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA  - PAG. 60

A- A IMAGEM MOSTRA O IMPERAGOR EM UMA LITEIRA SENDO TRANSPORTADO POR SEUS SERVIÇAIS, AO FUNDO, UMA MESQUITA QUE SUGERE QUE O IMPERADOR SEGUI O ISLAMISMO. NO CANTO INFERIOR ESQUERDO VEMOS HOMENS DE TURBANTE  INCLINADOS EM RESPEITO AO IMPERADOR E SUA COMITIVA. 

B- SIM, O MAIS PRÓXIMO DO IMPERADOR É UM CHEFE MILITAR , NOTE QUE NA MÃO ESQUERDA ELE EMPUNHA UMA ESPADA  CURTA COM LÂMIVA INCLINADA QUE ERA CHAMADA DE CIMITARRA, E NA MÃO DIREITA ELE TEM UMA LANÇA. AO LADO DELE VÊ-SE UM GRIÔ COM UM ORNAMENTO EM FORMA DE CABEÇA DE PÁSSARO E A ESQUERDA DO GRIÔ , UM SACERDOTE  MANDINGA COM UM OBJETO DE CULTO NA MÃO E UM COLAR INDICATIVO DE SUA FUNÇÃO. 

C- A MESQUITA - CASA DE ORAÇÃO -  E O MODO DE USAR OS TURBANTES, SÃO ELEMENTOS DA CULTURA ISLÂMICA, A CABEÇA DE PÁSSARO USADA PELO GRIÔ E O OBJETO DE CULTO QUE O SACERDOTE AGITA COM A MAO DIREITA, LIMPANDO O CAMINHO PARA A PASSAGEM DO IMPERADOR , SÃO ELEMENTOS DA CULTURA TRADICIONAL MALINESA. 

D- ELA CONFIRMA ESSA IDEIA, KANKU MUSSA APARECE CARREGADO EM UMA LITEIRA DOURADA , DECORADA, A CABEÇA COBERTA , ADORNOS NO PEITO , BRACELETE  E PULSEIRAS NO BRAÇO ESQUERDO , TODOS ESSES OBJETOS PARECEM SER FEITOS DE OURO. A COR VERMELHA DA TÚNICA SUGERE NOBREZA, O DOURADO DO GUARDA SOL E DOS ENFEITES REPRESENTA A RIQUEZA. 

VOZES DO PASSADO - PAG. 61

A- O PROVÉRBIO NUMERO 1 PODE SER TRADUZIDO POR  - SÓ CONSEGUE QUEM TENTA

B- O PROVERBIO 11 APONTA PARA A QUESTÃO DE QUE OS AUSENTES NÃO TEM COMO SE DEFENDER DE ACUSAÇÕES E PODE CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A ATITUDE DE FALAR MAL DE QUEM ESTÁ PRESENTE OU JÁ MORREU. 

C- RESPOSTA PESSOAL

D- RESPOSTA PESSOAL

INTEGRANDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA - PAG. 63

A- O TEXTO MENCIONA O REINO DO CONGO, A PRESENÇA DE PRINCESAS E ALDEÕES , BEM COMO A SITUAÇÃO DE ESCRAVIDÃO. NA CULTURA AFRICANA OS POVOS VIVEM EM UMA CULTURA COLETIVA, EM QUE ELEMENTOS NATURAIS  E SOBRENATURAIS INTERAGEM COM O HOMEM E SUA HISTÓRIA. 

B- O ENCONTRO COM O POVO OCULTO PODE REPRESENTAR OS PORTUGUESES E OS PODERES SOBRENATURAIS , A IMPOSIÇÃO BÉLICA, ALÉM DISSO OS PORTUGUESES TAMBÉM PODEM SER RETRATADOS NO MONSTRO DISFARÇADO DE HUMANO , O CATIVEIRO PODE REPRESENTAR A ESCRAVIDÃO IMPOSTA PELOS PORTUGUESES A SAGA DOS IRMAOS E O CASAMENTO SIMBOLIZAM A TENTATIVA DE RECONSTRUIR A NAÇÃO QUE SÓ PODE SE DAR PELA IGUALDADE  / UNIÃO ENTRE NOBRES E SÚDITOS. 

C- RESPOSTA PESSOAL

****************************************************************************






14 comentários:

  1. faz da china e do japao no livro ftd 7ano

    ResponderExcluir
  2. Tia Isabel aqui e a yasmim so 7 ano do patronato, para falar da mitologia dos germanos e preciso falar apenas dos deuses? Ou temos que acrescentar algo mais?Nao consegui perguntar por que a senhora sabe ne ?
    Obg pela atenção!

    ResponderExcluir
  3. Tia Isabel ,aqui é a Thais andressa do 7 ano , eu queria tirar a minha dúvida , é pq eu queria saber se é pra fazer a 5 questão da página 81 ,pq eu não conseguir fazer ; obg pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá professora. Gostei muito dessa interação entre vc é seus alunos. Parabéns.😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  6. Olá isabel, deveria fazer da colonização espanhola, inglesa e portuguesa na américa. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Tem a correção dessas questões de revisão sobre os francos?

    ResponderExcluir
  8. Oi tia Isabel, boa tarde!
    Vc poderia colocar no blog a correção do módulo de Renascimento e Humanismo até o capítulo 6?

    ResponderExcluir
  9. Texto sobre o raposa Tavares aluna Maria Fernanda: ele foi muito bom para os indígenas e expandiu os espaços espanhóis e ajudou muita gente antes de sua morte

    ResponderExcluir
  10. Nome:David Heridan Meneses Lourenço
    Serié:7°Ano
    Data: 10/10/2020
    Assunto: A situação dos indígenas do Brasil hoje.

    Vi em minhas pesquisas o que os indígenas do Brasil vivem por todo o país e suas culturas são diversificadas e atualmente estão sofrendo muito por causa de invasão e roubo de suas terras.
    Descobri que o Brasil é lar de muitos povos indígenas isolados,do que qualquer outro lugar do planeta, mas com a forte pressão para explorar suas terras,todos os povos indígenas isolados estão muito vulneráveis a ataques violentos, doenças e as gripes.
    E vi que seus modos de vida era viver somente das florestas, através de uma mistura de caça,coleta e Pesca.
    E cultivam alimentos e plantas medicinais,isto é, medicamentos.
    Mas nossa cultura que está sendo preservada pelos indígenas está se acabando por causa de ladrões e corruptos que exploram eles e tomam suas terras.

    ResponderExcluir
  11. De acordo com a FUNAI existe aproximadamente 818000 indivíduos, representando 0,4% da população brasileira. Os que vivem em aldeias se somam 503 mil, contudo aproximadamente 315 mil moram fora das terras indígenas.
    Atualmente,eles enfrentam problemas com a demarcação de terra, pois muitas vezes alguém tenta invadir o território deles para fazer da área um lugar de plantio ou extrair madeira.
    Outro problema sério que os indígenas estão enfrentando são as queimadas, pois em 2020 foi ano onde mais teve queimadas, além disso outro fator que contribuiu para a diminuição dos grupos indígenas foi a pandemia que já fez várias vítimas pelo fato dos hospitais serem ruins ou muito longe.

    ResponderExcluir