9º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL – 2 TRIMESTRE - 

DIA DA PROVA 06/08/2021


1-     Cite os fatores que facilitaram o fim das oligarquias no Brasil.

RESPOSTA - PÁG. 64 MÓDULO 2

O Brasil continuava a ser essencialmente rural e o café ainda era o principal produto econômico.

* A Primeira Guerra Mundial impulsionou a industrialização e as cidades tiveram crescimento populacional.

*o operariado urbano aumentou, vieram imigrantes europeus para trabalhar nas fábricas.

* as condições de trabalho operário eram precárias e os operários se articularam em sindicatos.

2-     Explique o que foi o Movimento Tenentista.

RESPOSTA: PÁG. 68 MÓDULO 2

     Em 05 julho de 1922 eclodiu a Revolta do Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. A revolta não se estendeu a outras unidades. No dia seguinte, centenas deles se entregaram, atendendo a um apelo do governo. Um grupo se dispôs, porém, a resistir. O forte voltou a ser bombardeado por mar e por aviões. Dezessete militares, com a adesão ocasional de um civil, decidiram sair pela praia de Copacabana, ao encontro das forças governamentais. Na troca de tiros, morreram dezesseis, ficando feridos os oficiais Siqueira Campos e Eduardo Gomes.

3-     Qual o objetivo dos artistas brasileiros durante a Semana de Arte Moderna?

RESPOSTA - PAG. 71 MÓDULO 2 -  buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais


4-     Qual o estopim (fator principal) que desencadeou a Revolução de 30?

RESPOSTA - PÁG. 74 E 75 MÓDULO 2 -  o assassinato de João Pessoa em Recife, supostamente a mando de Washington Luís.


5-     Por que os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa da Proclamação da República?

RESPOSTA - PÁG. 74 E 75 MÓDULO 2 - para legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.


6-     Cite características comuns entre Fascismo e Nazismo e cite também um diferencial entre eles.

RESPOSTA - PÁG. 33 MÓDULO 2 - O nazismo, assim como o fascismo, rejeitava o liberalismo político, o socialismo e pretendia obter o controle absoluto da população. O principal elemento diferenciador foi o arianismo.


7-     Qual o interesse de Mussolini em ter apoio da Igreja Católica em seu governo?

RESPOSTA - PÁG. 38 MÓDULO 2 - garantir o apoio da Igreja Católica e de seus fiéis, como forma de fortalecê-lo no poder.


8-     Dentro do contexto do Nazismo qual o significado do termo GENOCÍDIO?

RESPOSTA - pág. 46,47,48 módulo 2 -  Extermínio dos judeus durante a vigência do nazismo.


9-     Qual a função de Joseph Goebbels durante o governo de Hitler?

                        RESPOSTA - PÁG. 42 MÓDULO 2 - foi o principal propagandista do governo   nazista.

10-  O que foi a Revolução dos Cravos? Onde aconteceu? 

RESPOSTA -PÁG. 51 MÓDULO 2 - Foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país. Após o golpe militar de 1926, foi estabelecida uma ditadura no país. No ano de 1932, Antônio de Oliveira Salazar tornou-se primeiro-ministro das finanças e virtual ditador. Salazar instalou um regime inspirado no fascismo italiano. As liberdades de reunião, de organização e de expressão foram suprimidas com a Constituição de 1933.


PROVA GLOBAL DE HISTÓRIA  - 2 TRIMESTRE / 2021

DATA - 06/08/2021

ROTEIRO:

MÓDULO2

CAP. A4 – O NAZIFASCISMO

CAP. B3 – O DECLÍNIO DAS OLIGARQUIAS NO BRASIL



******************************************************************************


CAP. 1 - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - CLIQUE AQUI
CAP. 2 - REVOLUÇÃO RUSSA - CLIQUE AQUI
CAP. 3 - A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - CLIQUE AQUI 
CAP. 4 - A REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - CLIQUE AQUI
CAP. 5 - A CRISE DE 1929 - CLIQUE AQUI
MÓDULO 2  / CAP. A4- O NAZIFASCISMO - CLIQUE AQUI 
MÓDULO 2 - CAP. B3 - O DECLINIO DAS OLIGARQUIAS - CLIQUE AQUI 

**************************************************

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS  - MÓDULO 2 - CAP. B3 - O DECLINIO DAS OLIGARQUIAS

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

QUESTÃO 1 - PAG.70
A PEIMEIRA GUERRA IMPULSIONOU A INDPUSTRIA E URBANIZAÇÃO NO BRASIL, POIS O PAÍS PRECISOU PRODUZIR AQUILO QUE ANTES IMPORTAVA DOS PAÍSES EUROPEUS. O CENTRO - SUL DO BRASIL TEVE NESSA ÁPOCA UM CRESCIMENTO POPULACIONAL MUITO GRANDE POIS A POPULAÇÕA DE OPERÁRIOS AUMENTO NAS INDÚSTRIAS LOCAIS QUE PRECISAVAM DESSA MÃO DE OBRA. OS OPERÁRIOS PASSARAM A TER IMPORTÂNCIA POLÍTICA E COMEÇARAM A DEFENDER SEUS DIREITOS ATRAVÉS DE GREVES E MANIFESTAÇÕES. 

QUESTÃO 2 - PAG.70
A- OS TRABALHADORES TENTARAM SE ARTCULAR POLITICAMENTE E REIVINDICAR SEUS DIREITOS BÃSICOS. 

B- NA REPÚBLICA VELHA A CLASSE OPERÁRIA ESTAVA EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS. PÉSSIMO AMBIENTE DE TRABALHO SEM NENHUM DIREITO TRABALHISTA ASSEGURADO. SEM FALAR QUE OS SALÁRIOS ERAM MUITO BAIXOS E O CUSTO DE VIDA MUITO ALTO. 

QUESTÃO 3 - PAG.70
REAÇÃO REPUBLICANA FOI UM EPISÓDIO ONDE AS OLIGARQUIAS DO RS, RJ, BA E PE SE UNIRAM PARA LANÇAR A CANDIDATURA DE NILO PEÇANHA EM OPOSIÇÃO A ARTHUR BERNARDES, PROPOSTA POR SP E MG. 

QUESTÃO 4 - PAG.70
A REVOLTA DOS 18 DO FORTE DE COPACABANA ACONTECEU CONTRA A VITÓRIA DE ARTHUR BERNARDES A PRESIDENTE DO BRASIL, O FECHAMENTO DO CLUBE MILITAR E A PRISAO DE SEU CHEFE HERMES DA FONSECA. OS REVOLTOSOS TOMARAM O FORTE MAS NAO CONSEGUIRAM RESISTIR AS PRESSOES DE EPITÁCIO PESSOA. OS PORTÕES FORAM ABERTOS PARA QUEM QUISESSE SAIR, 17 TENENTES SAIRAM E MARCHARAM A COPACABANA CONTRA O GOVERNO E RECEBERAM ADESAO DE UM CIVIL AO LONGO DO CAMINHO, POR ISSO A EXPRESSAO 18 DO FORTE. AO FINAL RESTARAM SOEMNTE 2 DELES. 

QUESTÃO 5 - PAG.70 
APÓS A DERROTA DO LEVANTE EM SP, OS TENENTES ABANDONARAM O ESTADO E FUGIRAM PARA O PARANÁ, FORMANDO A COLUNA PAULISTA. 

QUESTÃO 6 - PAG.70
A- O MOVIMENTO RETRATADO NO MAPA É A COLUNA PRESTES QUE OCORREU DE 1925 A 1927. 

B- A COLUNA PRESTES SURGIU EM ABRIL DE 1925 QUANDO A CLUNA GAUCHA E A COLUNA PAULISTA SE UNIRAM . ERAM TODAS FORMADAS POR TENENTES QUE FRACASSARAM EM SEUS ESTADOS DE ORIGEM. ATÉ FEVEREIRO DE 1927 A COLUNA PRESTES PERCORREU GRANDE PARTE DO BRASIL BUSCANDO APOIO PARA DERRUBAR ARTHUR BERNARDES DO PODER. FOI A MAIOR MANIFESTAÇÃO CONTRA AS OLIGARQUIAS ATÉ O MOMENTO. 

QUESTÃO 7 - PAG.70
OS TENENTES ERAM PROGRESSISTAS E POR ISSO DEFENDIAM O VOTO SECRETO, A JUSTIÇA ELEITORAL , AS REFORMAS POLÍTICAS, REDUÇÃO DA DÍVIDA EXTERNA E DO CUSTO DE VIDA, O DESENVLVIMENTO DA INDÚSTRIA E DA CÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. PORÉM , HAVIA BANDEIRAS TENENTISTAS MAIS CONSERVADORAS QUE DEFENDIAM QUE O PODER DEVERIA SER EXERCIDO SOMENTE PELOS "MAIS CAPACITADOS". 

QUESTÃO 8 - PAG.70
APESAR DE NÃO TER VENCIDO, A COLUNA PRESTES REPRESENTOU UMA ESPERANÇA PARA OS QUE ESTAVAM INSATISFEITOS COM AS OLIGARQUIAS, ESPECIALMENTE A CLASSE MÉDIA. 

QUESTÃO 9 - PAG.77
A- OS MODERNISTAS RETRATAM OS NEGROS DE FORMA IDEALIZADA, SEM CONSIDERAR SEU PAPELE SUA REALIDADE SOCIAL. 

B- A CRITICA FAZ REFERÂNCIA A FALTA DE CONEXÃO ENTRE A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO MODERNISMO E SUA REALIDADE SOCIAL. DE ACORDO COM O TEXTO , ISSO SERVIU PARA CAMUFLAR O PRECONCEITO RACIAL E SOLIDIFICAR ESTEREÓTIPOS SOBRE OS NEGROS. 

QUESTÃO 10 - PAG.78
A- O MODERNISMO BUSCAVA COMBATER AS POLÍTICAS TRADICIONAIS COMO NO CASO DA POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE.

B- 2 MOVIMENTOS PODEM SER CITADOS: TENENTISMO CONTRA AS OLIGARQUIAS OU A ALIANÇA LIBERAL QUE DEFENDIA O VOTO SECRETO , JUSTIÇA ELEITORAL , MELHORES CONDIÇÕES AOS TRABALHADORES URBANOS E INCENTIVOS A OUTROS SETORES DA ECONOMIA ALÉM DO CAFÉ. 

QUESTÃO 11 - PAG.78
DEVIDO AO CONVÊNIO DE TAUBATÉ NO GOVERNO WHASHIGTON LUIS, A ECONOMIA DO CAFÉ ESTAVA ESTABILIZADA E EM EXPANSÃO. AS EXPORTAÇÕES CRESCIAM E GERAVA EMPREGO E O GOVERNO CRIAVA DEMANDA ARTIFICIAL SOBRE O CAFÉ EMITINDO DINHEIRO E COMPRANDO SACAS DE CAFPE PARA OS PREÇOS NÃO CAÍREM. 

QUESTÃO 12 - PAG.78
COM A CRISE DE 1929 O BRASIL PERDEU SEU MAIOR COMPRADOR DE CAFPE QUE ERAM OS EUA E ISSO GEROU CRISE NA ECONOMIA BRASILEIRA. 

QUESTÃO 13 - PAG.78
APÓS A CRISE NOS EUA OS CAFEICULTORES RECLAMARAM A WHASHINGTON LUIS MAIS DINHEIRO E FLEXIBILIDADE PARA PAGAR DÍVIDAS MAS NÃO FORAM ATENDIDOS. AS EXPORTAÇÕES DO CAFÉ BRASILEIRO DIMINUÍRAM E O SISTEMA ECONÔMICO EM VÁRIOS SETORES ENTROU EM COLAPSO. 

QUESTÃO 14 - PAG.78
A CRISE DO CAFÉ ATINGIU AS CAMADAS MAIS POBRES COM ALTA DA INFLAÇÃO E ALTOS PREÇOS . ISSO GEROU TENSÕES SOCIAIS. O GOVERNO NÃO RESPEITOU AS REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES E FEZ DISSO CASO DE POLÍCIA. 

QUESTÃO 15 - PAG.78
WHASHINGTON LUIS ROMPEU A POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE. INDICOU OUTRO PAULISTA, JULIO PRESTES, PARA SUCEDÊ-LO IGNORANDO O CANDIDATO MINEIRO, ANTONIO CARLOS. ISSO ACONTECEU PORQUE OS PAULISTAS ESTAVAM QUERENDO ASSEGURAR SUA ECONOMIA DIANTE DA CRISE DO CAFÉ. ENTÃO AS OLIGARQUIAS MINEIRAS SE ASSOCIARAM AOS GAÚCHOS E PARAIBANOS EM TORNO DA CANDIDATURA DE GETÚLIO VARGAS. 

QUESTÃO 16 - PAG.79
O CARTAZ DA ALIANÇA NACIONAL DEIXA EXPLICITO 2 DESSES OBJETIVOS: ANISTIAR REBELDES QUE PARTICIPARAM DO MOVIMENTO TENENTISTA E INTRODUZIR O VOTO SECRETO E AJUSTIÇA ELEITORAL. 

QUESTÃO 17 - PAG.82
A ALINAÇA LIBERAL ACEITOU A DERROTA NAS URNAS. JOAO PESSOA, CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE, PREFERIA RECONHECER A DERROTA QUE CONVOCAR UM MOVIMENTO ARMADO. MAS A OPOSIÇÃO DAS OLIGARQUIAS NÃO ACEITOU E DEU O GOLPE DA REVOLUÇÃO DE 1930. 

QUESTÃO 18 - PAG.82
A FRASE EXPRESSA O TEMOR DAS OLIGARQUIAS E DA BURGUESIA DE QUE A DERROTA DA ALIANÇA LIBERAL PUDESSE INICIAR UM MOVIMENTO POPULAR VIOLENTO. ANTONIO CARLOS CONVOCAVA OS CONSERVADORES A IMPEDIR A POSSE DE JULIO PRESTES E ASSEGURAR A POSSE DE VARGAS NO PODER , EVITADO MAIS ABALOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. 

QUESTÃO 19 - PAG.82
O FATO MAIS IMPORTANTE FOI O ASSASSINATO DE JOAO PESSOA , CANDIDATO A VICE -PRESIDENTE PELA ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA.  ESSA MORTE CAUSOU REVOLTA POPULAR NA PB E RS E ISSO DEU FORÇA PARA A REVOLUÇÃO. A ALIANÇA LIBERAL FICOU MAIS FORTE E PASSOU A CULPAR  O PRESIDENTE PELO CRIME. 

QUESTÃO 20 - PAG.82
A- ACONTECEU UM GRANDE INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA DE BASE.

B- PARA QUE A SITUAÇÃO SOCIAL DA ÉPOCA DEIXASSE DE SER CASO DE POLÍCIA E PASSASSE A SER CASO DE POLÍTICA SERIA NECESSÁRIO ASSEGURAR OS DIREITOS DOS TRABALHADORES E O ESTADO DEVERIA FAZER TUDO PARA QUE ISSO FOSSE CUMPRIDO. 

GABARITO DOS TESTES DE VESTIBULAR - PAG. 85 A 89
1- E
2-B
3-D
4-D
5-B
6-A
7-C
8-E
9-C
10-C

******************************************************

CORREÇÃO CAP. A4 - MÓDULO 2 - NAZIFASCISMO
EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

QUESTÃO 1 - PA.35
A - O PERÍODO ENTREGUERRAS FICOU MARCADO PELA CRISE DE 1929 E PELA ASCENSÃO DOS REGIMES DE EXTREMA DIREITA QUE REPRESENTAM O COLAPSO DO MODELO LIBERAL DOS SÉCULOS XVIII E XIX. ASSIM, OS REGIMES DE EXTREMA DIREITA COMO O NAZIFASCISMO ERAM ANTILIBERIAS E DEFENDIAM UM FORTE PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA. 
B- COM BASE NA FRASE DE MUSSOLINE PODE-SE ARGUMENTAR QUE O FASCISMO REJEITAVA OS PRICÍPIOS DO LIBERALISMO. A INTERVENSÃO DO ESTADO NA ECONOMIA SE OPUNHA AS IDEIAS DEFENDIDAS PELO LIBERALISMO ECONÔMICO. 

QUESTÃO 2 - PAG.36
A- ALEMANHA, ITÁLIA, PORTUGAL E ESPANHA
B- É IMPORTANTE RELACIONAR OS EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA DAS DÉCADAS DE 1920 E 1930 COM A ASCENSÃO DOS REGIMES FASCISTAS E NAZISTA, JÁ QUE ESTES SE APRESENTARAM  COMO A SOLUÇÃO ANTIBERAL PARA O COMBATE A CRISE. 

QUESTÃO 3 - PAG.36
ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DOS REGIMES DE EXTREMA DIREITA ESTÃO : O CULTO AO LÍDER, O NACIONALISMO, A PROPAGANDA, O AUTORITARISMO E A REJEIÇÃO AO COMUNISMO. 

QUESTÃO 4 - PAG.36
A ANÁLISE DO TEXTO ABORDA O MILITARISMO E A BELICOSIDADE DOS REGIMES FASCISTA E NAZISTA . PARA ELES, A FORÇA DE UMA NAÇÃO ESTAVA NO PODER MILITAR E NA CAPACIDADE EXPANCIONISTA. A SOCIEDADE DEVERIA SE ORGANIZAR INTERNAMENTE DE FORMA MILITAR, OBEDIENTE E HIERARQUIZADA. 

QUESTÃO 5 - PAG.38
A- A ITÁLIA LUTOU AO LADO DAS POTÊNCIAS MILITARES DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. APESAR DE VITORIOSOS OS ITALIANOS NÃO RECEBERAM AS COMPENSAÇÕES QUE IMAGINARAM CONQUISTAR. O TERMO VITÓRIA MUTILADA FOI UTILIZADO PARA EXPRESSAR A SENSAÇÃO DE FRUSTRAÇÃO DOS ITALIANOS. 
B- A CRISE ECONÔMICA PELA QUAL PASSAVA A ITÁLIA NO INÍCIO DOS ANOS DE 1920. A LIRA, MOEDA ITALIANA, SE DESVALORIZOU NA ÉPOCA EM 80%. NO CAMPO E NA CIDADE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO PIORARAM , ABRINDO ESPAÇO PARA MANIFESTAÇÕES.  O OPERARIADO SE MOBILIZOU INFLUENCIADO POR IDEIAS SOCIALISTAS E ANARQUISTAS E AS IDEIAS DA REVOLUÇÃO RUSSA. AS GREVES E MANIFESTAÇÕES EM 1919 E 1920 FICARAM CONHECIDAS COMO BIÊNIO VERMELHO. 

QUESTÃO 6 - PAG.39
PARA NAZISTAS E FASCISTAS , O COMUNISMO ERA RESPONSÁVEL POR INCENTIVAR A LUTA DE CLASSES E AS PROPOSTAS DE TOMADA DE PODER POR PARTE DO OPERARIADO ERAM VISTAS COMO AMEAÇAS A ESTABILIDADE DA NAÇÃO. PARA OS FASCISTAS EXISTIAM GRUPOS SUPERIORESQUE ERAM FUNDAMENTAIS EM UMA SOCIEDADE. AS ELITES E A CLASSE MPEDIA DA EUROPA APOIARAM AS IDEIAS NAZIFASCISTAS. 

QUESTÃO 7 - PAG.39 
A- UM MARCO DO FASCISMO ITALIANO - A MARCHA SOBRE ROMA
B- A PRINCIPAL REPERCUSSÃO DESSE EVENTO FOI O INÍCIO DA ASCENSÃO DOS FASCISTAS , LIDERADOS POR MUSSOLINI , AO PODER DA ITÁLIA. 

QUESTÃO 8 -  PAG.39
A CARTA DE LAVORO FOI O DOCUMENTO QUE INSTITUIU O CORPORTIVISMO NA ITÁLIA. O CONJUNTO DE LEIS PUNHA FIM A AUTONOMIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO QUE PASSAVA A SER CONTROLADO PELO ESTADO. OS TRABALHADORES ERAM REUNIDOS EM CORPORAÇÕES E NÃO MAIS EM SINDICATOS. ESSES ÓRGÃOS ERAM SUBMETIDOS AO GOVERNO E COLABORAM PARA PÔR FIM AS AGITAÇÕES DOS TRABALHADORES. ESSAS MEDIDAS CONTAVAM COM APOIO DE GRANDES EMPRESÁRIOS ITALIANOS, QUE TEMIAM A RADICALIZAÇÃO DO MEIO OPERÁRIO. MUSSOLINI CONTROLAVA A LUTA ENTRE AS CLASSES. 

QUESTÃO 9 -  PAG.39
AINDA NO SÉCULO XX, O PAPA DEFENDIA A IDEIA DE QUE ROMA , SEDE DA IGREJA, ERA UM ESTADO SOBRERANO, E NÃO SUBMETIDO AO GOVERNO DA ITÁLIA. A SOLUÇÃO PARA A QUESTÇAO ROMANA VEIO EM 1929 COM A SSINATURA DO TRATADO DE LATRÃO QUE RECONHECIA A UNIFICAÇÃO ITALIANA E EM TROCA A IGREJA RECEBIA O CONTROLE DO ESTADO DO VATICANO. 

QUESTÃO 10 -  PAG.49
A- A PRESENÇA DOS NAZISTAS SE DEU PELO EFEITO DA GRNADE DEPRESSÃO. A CRISE DE 1929 GEROU DESEMPREGO  NA ALEMANHA E O NAZISMO PASSOU A SER VISTO COMO UM CAMINHO PARA SAIR DA CRISE. HOUVE AUMENTO DO NÚMERO DE DEPUTADOS NAZISTAS PARA ACUPAR O PARLAMENTO ALEMÃO. O PARTIDO NAZISTA TINHA APOIO DE EMPRESÁRIOS ALEMÃES INTERESSADOS EM CONTER O AVANÇO DO SOCIALISMO.
B- A CRISE FEZ SURGIR ALTERNATIVAS EM SUBSTITUIÇÃO DO LIBERALISMO E DO SOCIALISMO. UM REGIME AUTORITÁRIO PODERIA SER A SOLUÇÃO PARA A CRISE. 

QUESTÃO 11-  PAG.49
O NACIONALISMO EXACERBADO FOI UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO NAZISMO E SERIA REFERÊNCIA PARA O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS PORQUE COLOCAVA OS INTERESSES DA NAÇÃO ACIMA DOS INTERESSES INDIVIDUAIS. 

QUESTÃO 12 -  PAG.50
OS ALEMÃES QUERIAM QUE OS JUDEUS SAÍSSEM DA ALEMANHA E PARA ISSO FIZERAM ACORDOS E LEIS PARA REDUZIR OS DIREITOS DOS JUDEUS. EXEMPLO DISSO FORAM AS LEIS DE NUREMBERG. COM A SEGUNDA GUERRA FICOU CLARA A SOLUÇÃO FINAL  QUE SE DESTINAVA A ELIMINAR  E DEPORTAR JUDEUS. EXEMPLO DISSO ERAM OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO. 

QUESTÃO 13 -  PAG.50
OS NAZISTAS TINHAM NA RAÇA ARIANA O MODELO DE BELEZA E CIVILIZAÇÃO E SUAS PROPAGANDAS EXALTAVAM ISSO. A IMAGEM DA QUESTÃO MOSTRA UM JOVEM SOLDADO ARIAO PROVANDO ISSO. 

QUESTÃO 14 -  PAG.50
A PARTIR DA LEITURA PODEMOS CITAR: PARTIDO ÚNICO, MILITARISMO, CULTO AO LÍDER E ESTADO AUTORITÁRIO E INTERVENTOR. 

QUESTÃO 15 -  PAG.50
NO CARTAZ É POSSÍVEL PERCEBER O CULTO A FIGURA DE HITLER E SÍMBOLOS NAZISTAS E A BUSCA DA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DO NAZISMO. 

QUESTÃO 16 -  PAG.53
TENSÕES SOCIAIS GERADAS NA ESPANHA E PORTUGAL EM DECORRÊNCIA DA CRISE DE 1929.

QUESTÃO 17-  PAG.53
O TRECHO CRITICA O PRINCIPIO LIBERAL DA REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR E DA SOBERANIA DO PODER LEGISLATIVO. DESSE MODO, ESSE ANTILIBERALISMO PODE SER ASSOCIADO A IDEOLOGIA FASCISTA.

QUESTÃO 18 -   PAG.54
A- A QUESTÃO ABORDA A TRAGETÓRIA POLÍTICA DA ESPANHA NA DÉCADA DE 1930 E A ASCENSÃO DO FASCISMO. É POSSÍEL IDENTIFICAR NO CARTAZ O CONTEXTO DO INÍCIO DOS ANOS DE 1930 E OS EFEITOS DA CRISE MUNDIAL NA ESPANHA. DIANTE DA GRANDE DEPRESSÃO OCORREU O FIM DA MONARQUIA E A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA PARLAMENTARISTA. ENTRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E 1936 , A ESPANHA ASSISTIU AO CRESCIMENTO DOS GRUPOS DE ESQUERDA JUNTO AS CLASSES POPULARES. 
B- É NECESSÁRIO MENCIONAR QUE AS ELEIÇÕES DE 1936 SIGNIFICARAM A VITÓRIA DE UMA UNIÃO DE GRUPOS ESQUERDISTAS. FAZIAM PARTE DESSES GRUPOS: COMUNISTAS, ANARQUISTAS, ANARCOSSINDICALISTAS, TROTSKISTAS, ETC. ISSO GEROU O TEMOR DAS ELITES ESPANHOLAS QUE SE REUNIRAM PARA IMPEDIR A CONTINUIDADE DO GOVERNO REPUBLICANO. 

QUESTÃO 19- PAG.54
A GUERRA QUE A PRINCÍPIO ERA UM CONFLITO INTERNO NA ESPANHA PASSOU A SER UM CONFLITO INTERNACIONAL. AO LADO DOS GOLPISTAS E FASCISTAS LIDERADOS PELO GENERAL FRANCISCO FRANCO, ENTRARAM EM PORTUGAL, ALEMANHA E ITÁLIA. OS REPUBLICANOS CONTARAM COM AJUDA DA INGLATERRA, FRANÇA E URSS. TAMBÉM COMPUSERAM AS BRIGADAS INTERNACIONAIS COMPOSTAS POR MILITARES DE ESQUERDA DO MUNDO INTEIRO. 

QUESTÃO 20 - PAG.54
EM PORTUGAL O FIM DO SALAZARISMO SE DEU PELO FIM DO GOVERNO DO DITADOR MARCELO CAETANO POR GRUPOS MILITARES DE PATENTE INTERMEDIÁRIA, APOIADOS POR OUTROS GRUPOS SOCIAIS EM 1974. NA ESPANHA O FIM DO FRANQUISMO SE DEU PELA MORTE DE FRANCO, EM 1975. ASSUMIU EM SEU LUGAR JUAN CARLOS MEMBRO DA FAMILIA REAL QUE FOI RESPONSÁVEL POR CONDUZIR A TRANSIÇÃO PARA A DEMOCRACIA , COMVOCANDO ELEIÇ~EOS EM 1977. 

TESTES DE VESTIBULAR - GABARITO - PAG. 58 A 61
1-A
2-D
3-C
4-C
5-C
6-B
7-E
8-C
9-A
10-D



INICIE O GAME ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES, SEM PESQUISAR, E VEJA QUANTAS VOCÊ ACERTOU. CASO TENHA ERRADO ALGUMA, AO FINALIZAR O GAME, JOGUE NOVAMENTE E VEJA COMO VOCÊ VAI APRENDER FACILMENTE.  FOTOGRAFE A SUA PONTUAÇÃO NO GAME E DIGITE AS PERGUNTAS QUE VOCÊ ERROU NA PRIMEIRA TENTATIVA.

VAMOS TENTAR?

GAME 1 - A REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - 

CLIQUENO AQUI E JOGUE





***************************************************************

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA DO 2 TRIMESTRE
DATA DA PROVA 21/05/2021

ROTEIRO:

MÓDULO 1 – CAP. B2 – A REPÚBLICA OLIGÁRQUICA

MÓDULO 2 – CAP . A3 – A CRISE DE 1929


1-      CITE DUAS CARACTERÍSTICAS DO CORONELISMO NO BRASIL.

“voto de cabresto” e o “clientelismo”

2-      ANTÔNIO CONSELHEIRO LIDEROU QUAL MOVIMENTO MESSIÂNICO QUE OCORREU NO NORDESTE DO BRASIL?

Revolta de Canudos

3-      O QUE FOI A POLÍTICA DOS GOVERNADORES?

Durante o governo Campos Sales criou-se uma política que se pautava na aliança entre as oligarquias regionais e o poder central. Esta política além de fortalecer o poder dos oligarcas do interior, facilitava a administração central na medida em que dificultava a eleição de membros da oposição.

4-      CITE DOIS MOTIVOS QUE LEVARAM A REVOLTA DA VACINA.

desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação antivariólica.

5-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS EM COMUM ENTRE O CONTESTADO E A REVOLTA DE CANUDOS?

Movimentos messiânicos, crise econômica. desigualdade social...

6-      QUE OUTRO NOME RECEBE A CRISE DE 1929?

a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

7-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA APARENTE PROSPERIDADE NOS EUA NOS ANOS 20 DO SÉCULO XX?

a crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a queda da renda dos trabalhadores

8-      O QUE FOI O NEW DEAL?

Programa econômico criado para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos

9-      CITE UMA CONSEQUÊNCIA DA CRISE DE 1929 PARA A INGLATERRA E COMO ESSE EVENTO AFETOU O MUNDO CAPITALISTA.

o mundo todo foi afetado drasticamente, quando a Inglaterra abandonou o padrão-ouro, permitindo a desvalorização da libra.

10-   DE QUE FORMA A CRISE DE 1929 AFETOU A AMÉRICA LATINA?

 Abalou o poder das oligarquias e o surgimento de regimes populistas e ditaduras conservadoras.




**********************************************************
QUESTÕES DE REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL - 
1 TRIMESTRE DE 2021
ROTEIRO: CAP. 1 E 2

1- Qual a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
2- Quais os fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial?
3- Quais estratégias usadas ao longo da Primeira Guerra Mundial pelos blocos opostos?
4- Comente sobre a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial e sua contribuição para o final da guerra.
5- Quais as consequências do Tratado de Versalhes para a Alemanha?
6- Qual a principal característica da Revolução Russa ? Qual seu principal objetivo?
7- Cite uma das primeiras medidas tomadas por Lenin na fase denominada Comunismo de Guerra.
8- Como estava a situação social, econômica e política na Rússia no período que antecedeu a revolução?
9- O que eram os soviets russos?
10- 1-A Primeira Guerra Mundial influenciou a Revolução Russa? Justifique.





CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO CAP. B1 - MÓDULO 1 - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA. 
PÁG. 75 - 
01- NÃO. EX.: INCONFIDÊNCIA MINEIRA, CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, REVOLUÇÃO PRAIEIRA, ...
02- SETORES QUE QUESTIONAVAM A MONARQUIA NO BRASIL:PROPRIETÁRIOS DE TERRA, IGREJA E FORÇAS ARMADAS
3- - POSITIVISMO E LIBERALISMO CONTRIBUÍRAM PARA O FIM DA MONARQUIA. 
4- SITUAÇÃO DOS NEGROS APÓS A ABOLIÇÃO NO BRASIL: PRECONCEITO RACIAL, FALTA DE MORADIA, DESEMPREGO, FALTA DE TERRA NA ZONA RURAL, EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO. 

PÁG. 78
5- O PARTIDO REPUBLICANO TEM ORIGEM NOS SETORES MÉDIOS URBANOS ( PROFISSIONAIS LIBERAIS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS)  E CAFEICULTORES. 
6-
A- O MANIFESTO REPUBLICANO CRITICAVA O PODER MODERADOR.
B- O MANIFESTO REPUBLICANO CRITICAVA O PRIVILÉGIO DOS RELIGIOSOS, A MAO DE OBRA ESCRAVA, OS "NOBRES" EM CARGOS TÉCNICOS GERAVA MAIS DESIGUALDADE. 
C- O MANIFESTO REPUBLICANO CRITICAVA A SOBERANIA CATÓLICA QUE DIFICULTAVA O ESTADO LAICO , CRITICAVA A CENSURA E A FALTA DE LIBERDADE ECONÔMICA. 
D- ARGUMENTOS QUE DEFENDIAM A REPÚBLICA NO BRASIL: A REPÚBLICA JÁ ERA REALIDADE NOS PAÍSES DA AMÉRICA, EM ESPECIAL NA AMÉRICA DO SUL , O QUE GERAVA CONFLITO DO BRASIL COM PAÍSES VIZINHOS. 

7- ANÁLISE DA BANDEIRA DA REPÚBLICA BRASILEIRA: POSITIVISTA BASEADA NA ORDEM E TENDO O PROGRESSO COMO UM FIM A SER ALCANÇADO . PROGRESSO CIENTÍFICO , INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, ESTADO LAICO E O PODER CENTRALIZADO LEVARIA AO PROGRESSO - " DITADURA REPUBLICANA". 

PAG. 80
8- A CHARGE NÃO DESTACA A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL. PODEMOS IDENTIFICAR MEMBROS DO EXÉRCITO, CAFEICULTORES  E SETORES MÉDIOS URBANOS. 

9- A CHARGE MOSTRA A INFLUENCIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA INSPIRADA NA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. UMA REPÚBLICA LIBERAL E FEDERALISTA. A REPÚBLICA É REPRESENTADA NA CHARGE ATRAVÉS DE UMA FIGIRA FEMININA , ALTIVA E DETERMINADA COM INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA. 

10- A PRIMEIRA REPÚBLICA SE DIVIDIU EM  - REPÚBLICA DA ESPADA - 1889 A 1904   ( GOVERNADA POR MILITARES) E REPÚBLICA OLIGÁRQUICA  - 1904 A 1930  ( GOVERNADA POR PRODUTORES DE CAFÉ E LEITE DE SP E MG, RESPECTIVAMENTE). 

PÁG. 87 - 

11- 
A- ENCILHAMENTO: FOI UMA TENTATIVA DE AJUSTE ECONÔMICO COM ESTÍMULO A INDUSTRIALIZAÇÃO  SOB O COMANDO DO MINISTRO DA FAZENDA RUI BARBOSA, QUE CONCEDEU EMPRÉSTIMO A EMPRESAS , PORÉM , A GRANDE MAIORIA DESSAS EMPRESAS ERAM FANTASMA.  ISSO LEVOU A UMA FALTA DE CONTROLE ESTATAL. 

B- DE ACORDO COM A CHARGE A INFLAÇÃO AUMENTOU E CONSEQUENTEMENTE OS PREÇOS, E ISSO FOI CAUSADO PELA EMISSÃO DESENFREADA DE MOEDA O  QUE LEVEOU A SUA DESVALORIZAÇÃO . 

12- A CONSTITUIÇÃO DE 1891 ESTABELECE NO BRASIL O FEDERALISMO E AUTONOMIA DOS ESTADOS. 

13- SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO DE 1891 O GOVERNO FEDERAL COBRA DOS GOVERNOS ESTADUAIS OS IMPOSTOS  SOBRE EXPORTAÇÕES. CADA ESTADO TEM AUTONOMIA POLÍTICA, LEGISLATIVA E JUDICIAL. 

14- A REPÚBLICA DE 1889 NO BRASIL MODIFICOU OS SEGUINTES CRITÉRIOS COM RELAÇÃO AO VOTO: FIM DO VOTO CENSITÁRIO, EXCLUSÃO DE ANALFABETOS, SOLDADOS E MEMBROS DO BAIXO CLERO  NAS VOTAÇÕES. 

15- 
A- MULHERES E ANALFABETOS NÃO PODERIAM VOTAR E NEM SER VOTADOS. 
B- A MULHER NÃO PODERIA VOTAR NA PRIMIEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA POR CONTA DE UMA SOCIEDADE MACHISTA EM QUE PREDOMINA O PATRIARCADO. 

16- 
A- DIREITOS AO CIDADÃO NA CONSTITUIÇÃO DE 1891 - HABEAS COSRPUS, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PROPRIEDADE. 
B- CIDADÃO EM 1891 SERIA : HOMEM, MAIOR DE 21 ANOS E ALFABETIZADO. 

17- NO GOVERNO PROVISÓRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA DO BRASIL O ESTADO PASSOU A SER LAICO, OU SEJA, NÃO TERIA UMA RELIGIÃO OFICIAL. 

PAG. 91
18- A JUSTIFICATIVA PARA A SAÍDA DE DEODORO DA FONSECA DA PRESIDÊNCIA : PODER CENTRALIZADO QUE LEVOU AO FECHAMENTO DO CONGRESSO. 

19- APÓS A RENÚNCIA DE DEODORO DA FONSECA, A CONSTITUIÇÃO DE 1891 NÃO FOI RESPEITADA PORQUE DEVERIA TER SIDO CONVOCQDA NOVA ELEIÇÃO , TENDO EM VISTA QUE DEODORO FICOU 9 MESES NO PODER. PARA QUE O VICE FLORIANO ASSUMISSE O PODER, DEODORO DEVERIA TER FICADO NO PODER NO MÍNIMO POR 2 ANOS. COM MENOS DE 2 ANOS DEVERIA CONVOCAR NOVAS ELEIÇÕES, O QUE NÃO ACONTECEU. 

20- FLORIANO PEIXOTO REPRIMIU A REVOLTA DA ARMADA E OS MOVIMENTOS FEDERALISTAS E PARA ISSO USOU A FORÇA MILITAR E O CONFRONTO ARMADO. 

21- A DIVERGÊCIA DE IDEIA QUE RESULTOU NA REVOLUÇÃO FEDERALISTA: POSITIVISTAS ( FLORIANO / PICA-PAUS) X FEDERALISTAS ( LIBERAIS  / MARAGATOS)

PAG. 92
01- A RELAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA BRASILEIRA E A REPÚBLICA FRANCESA, NA TEORIA , ERA CONTINUAR A LUTA CONTRA A OPRESSÃO. MAS SERÁ QUE O BRASIL TINHA INTERESSE E CAPACIDADE PARA SUBVERTER O MODELO POLÍTICO DO IMPÉRIO?

02- GRUPOS QUE DISPUTAVAM PODER NO CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL:
* POSITIVISTAS - MILITARES / CONSERVADORES
* CAFEICULTORES - SP / LIBERAIS  / EUA
* "JACOBINOS"  - INSPIRADOS NA REVOLUÇÃO FRANCESA / CARÁTER POPULAR

03- 
A- OS EUA INFLUENCIARAM O MODELO DA PRIMEIRA BANDEIRA REPUBLICANA DO BRASIL. 
B- OS EUA INFLUENCIARAM A PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA NOS ASPECTOS: LIBERAL / DIREITOS INDIVIDUAIS / FEDERALISMO

PAG. 96
04- 
A- ENCILHAMENTO
B- DESVALORIZÇÃO DA MOEDA E INFLAÇÃO

05- A CHARGE DEMONSTRA QUE O GOVERNO PROVISÓRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA PREGAVA O ESTADO LAICO ( SEM RELIGIÃO OFICIAL) , ISSO LEVAVA A EXISTÊNCIA DE CARTÓRIOS PARA REGISTROS DE CASAMENTO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO E DE ÓBITO, QUE ANTES ERAM DESTINADOS A AUTORIDADE DA IGREJA CATÓLICA. 

PAG. 94
06- A CHARGE REPRESENTA A CRISE POLÍTICA E ECONÔMICA DO GOVERNO DE DEODORO. ISSO LEVOU AO FECHAMENTO DO CONGRESSO POR PARTE DE DEODORO QUE CENTRALIZAVA O PODER. NO ÂMBITO ECONÔMICO , O ENCILHAMENTO QUE PIOROU A SITUAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL. 

07- RENÚNCIA E TENSÃO POLÍTICA DIANTE DO MANDATO ANTICONSTITUCIONAL DE FLORIANO PEIXOTO. 

08- 
A- DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÇAO DE 1891, ANALFABETOS, MULHERES, SOLDADOS  E MEMBROS DO BAIXO CLERO NÃO VOTAVAM. 
B- A CONSTITUIÇÃO DE 1891 NÃO CONTINHA RESTRIÇÃO EXPLÍCITA AO VOTO FEMININO , MAS NÃO MENCIONAVA AS MULHERES ENQUANTO CIDADÃS. 

PAG. 95
09- 
A- A CONSTITUIÇÃO DE 1988, ATUAL, DETERMINA A REELEIÇÃO PARA OS CARGOS EXECUTIVOS ( PRESIDENTE, GOVERNO E PREFEITURAS) , MANDATO DE 4 ANOS, O VOTO É OBRIGATÓRIO PARA MAIORES DE 18 ANOS, O VOTO É DIRETO E SECRETO. A REPÚBLICA É FEDETIVA COM AUTONOMIA DOS ESTADOS. 

B- DIFERENÇAS ENTRE AS CONSTITUIÇÕES DE 1891 E 1988 - ANALFABETOS E MULHERES PODEM VOTAR NA CONSTITUIÇÃO DE 1988, O VOTO É SECRETO, EXITEM OS DIREITOS TRABALHISTAS, COMO DIREITO A GREVE E EXISTE A JUSTIÇA ELEITORAL. 
AS SEMELHANÇAS ENTRE AS DUAS CONSTITUIÇÕES CITADAS: ESTADO LAICO E VOTO DIRETO. 

PAG. 95 A 97 - TESTES
1- E
2- E
3- B
4-E
5-B
6-A
7-E
8-B
9-C
10-A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário