9º ANO

REVISÃO 9 ANO - PARA PROVA GLOBAL 3 TRIMESTRE

ROTEIRO - MÓDULO 3 - DATA DA PROVA: 29/10/2021

CAP. B5 – PERÍODO LIBERAL-DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

CAP. B6 – O BRASIL APÓS 1964: A DITADURA CIVIL-MILITAR

1-     DO QUE SE TRATAVA O PLANO SALTE E EM QUE GOVERNO ELE ACONTECEU?

Aconteceu na gestão do presidente Eurico Gaspar Dutra e visava a atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico. SALTE: saúde, alimentação, transporte e energia

2-     EM QUE CONTEXTO HISTÓRICO FOI CRIADO O BNDE? O QUE ERA O BNDE?

Durante o Governo Vargas (1951-1954) foi organizada uma Comissão Mista Brasil-EUA com o objetivo de definir as diretrizes da política econômica brasileira. Dos trabalhos desta comissão resultou BNDE : Banco Nacional de Desenvolvimento.  

3-     DESTAQUE OS PRINCIPAIS FEITOS DE JK DURANTE SEU MANDATO NA PRESIDÊNCIA DO BRASIL.

PLANO DE METAS: para acelerar o crescimento econômico através da indústria, produção do aço, alumínio, cimento, álcalis e outros metais.

DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL (abriu a economia brasileira para o capital internacional atraindo investimento de grandes empresas. Ex: automóveis.

Construção de Brasília - nova capital do Brasil

Governabilidade: foi um hábil negociador político.

4-     QUAL A RELAÇÃO DOS CONSERVADORES E A RENÚNCIA DE JÂNIO QUADROS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL?

reação dos setores conservadores contra a política externa independente, principalmente após a condecoração do líder revolucionário cubano Che Guevara.

5-     POR QUE OS MINISTROS MILITARES SE MANIFESTARAM CONTRA O GOVERNO DO PRESDIENTE JOÃO GOULART?

não conseguiu desfazer as tensões políticas por inteiro, sobretudo a insatisfação de grupos da burguesia e de militares que temiam as propostas defendidas por Jango (João Goulart)


6-    DO QUE TRATAVA O ATO INSTITUCIONAL NÚMERO 5 – AI5?

 limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do governo militar.


7-     O QUE É EXÍLIO? POR QUE MUITOS ARTISTAS BRASILEIROS FORAM EXILADOS DURANTE O GOVERNO MILITAR?

Exílio é estar longe de sua pátria e pode ser de forma forçada ou voluntária. Na época da Ditadura Militar no Brasil, o exílio de diversos artistas se deu de forma forçada. Podemos destacar os músicos que produziram canções de protesto, algumas das quais vinham envoltas em metáforas, além de outros recursos estilísticos, no intuito de ocultar à Censura sua mensagem subliminar.


8-    DURANTE A DITADURA MILITAR, O PODER SE CONCENTRAVA EM QUAL DOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA? JUSTIFIQUE.

Durante o regime militar o governo limitou o poder do Judiciário e ampliou o poder do Executivo. Isso se deu com a instituição do AI5.


9-    O QUE FOI O MOVIMENTO DAS “DIRETAS JÁ!”? EM QUE ÉPOCA HISTÓRICA ACONTECEU?

Foi um movimento político que exigia eleições de forma Direta por meio do voto popular. 


10-  QUAIS AS IDEIAS POLÍTICAS DEFENDIDAS POR JOÃO GOULART? EXISTE ALGUMA RELAÇAO DE SUAS IDEIAS E O FATO DE ELE SER PERSEGUIDO? JUSTIFIQUE.

      Ele focou nas Reformas de Base defendiam a realização de reforma agráriatributáriabancáriaurbana

     educacional e eleitoralNo meio de todos esses acontecimentos, uma conspiração que mobilizava grupos civis, militares e interesses dos Estados Unidos estava em curso. O governo americano considerava o governo de João Goulart muito à esquerda e, por isso, passou a financiar grupos conservadores e reacionários para desestabilizar politicamente Jango. Descobriu-se, na época, que o governo americano financiou centenas de candidaturas conservadoras nas eleições de 1962.


 


MÓDULO 4 - 

ASSUNTO: 

CAP. A7 - DITADURAS CIVIS-MILITARES NA AMÉRICA LATINA

CAP. A8 - INDEPENDÊNCIA DA ÁFRICA E DA ÁSIA

CAP. A9 - A NOVA ORDEM MUNDIAL

CAP. B7 - A NOVA REPÚBLICA 



********************************************************************************

CORREÇÃO DA REVISÃO PARA A PARCIAL DO 3 TRIMESTRE

QUESTÕES DE REVISÃO  - 9 ANO – PARCIAL 3 TRIMESTRE

ROTEIRO –

MÓD.3 – CAP. A5 - A SEGUNDA GUERRAM MUNDIAL

MÓD. 3 – CAP. A6 – A GUERRA FRIA

 

1-     Cite 4 problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.

RESPOSTA - *o crescente nacionalismo econômico  *o aumento da disputa por *mercados consumidores e por *áreas de investimentos.

2-     Qual acontecimento fez com que a Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquirisse caráter mundial?

RESPOSTA - os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor

3-     Relacione Hitler, judeus e a Segunda Guerra Mundial.

RESPOSTA - Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas e isso aconteceu durante o período da Segunda Guerra Mundial

4-     Qual a diferença entre a Doutrina Monroe dos EUA e a “similar” que aconteceu no Japão?

RESPOSTA - o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe . Império do Japão tinha o desejo de criar um "bloco de nações asiáticas lideradas pelos japoneses e livre das potências ocidentais" e a Doutrina Monroe defendia a teoria da “América para os americanos” e foi idealizada pelo presidente James Monroe.

5-     Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, podemos afirmar que essas duas organizações incentivaram a corrida armamentista? Justifique.

RESPOSTA – Sim. Ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.

6-     Por que o período histórico chamado “Guerra Fria” ganhou este nome?

RESPOSTA - Não houve enfrentamentos de fogo direto entre os EUA e a URSS, apenas em zonas onde os dois países disputavam sua influência.

7-     Quais as duas organizações militares  fundadas pela União Soviética e os Estados Unidos com o objetivo de garantir alianças dentro da lógica da Guerra Fria?

RESPOSTA - Pacto de Varsóvia e OTAN

8-     Cite 3 objetivos da Corrida Espacial durante a Guerra Fria.

RESPOSTA - Desenvolver mísseis intercontinentais , construir um escudo que protegesse cada nação dos mísseis do país inimigo, demonstração de poder bélico e superioridade aos demais países.

9-     Qual a relação entre cinema e propaganda política durante a Guerra Fria?

RESPOSTA - O cinema era usado como forma de  propaganda política para exaltar de forma positiva o grupo capitalista ou socialista de acordo com os interesses de cada um.

10-  Por que o Muro de Berlim é visto como um símbolo da Guerra Fria?

RESPOSTA - A construção, realizada com o apoio dos soviéticos, separava não só a cidade, como duas maneiras bem distintas de pensar a política e a economia.



*****************************************************

CORREÇÃO MÓDULO 3 – CAP. B4 – 9 ANO

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

1-

A-      O ESTADO DE COMPROMISSO SE REFERE A UM ACORDO POLPITICO ENTRE FORÇAS ANTAGÔNICAS PARA FACILITAR O EXERCÍCIO DE PODER E REPRESENTAR DIFERENTES INTERESSES REUNIDOS. ENTRE AS FORÇAS POLÍTICAS DO GRUPO VITORIOSOS DE 1930 ESTAVAM OLIGARQUIAS DISSIDENTES, TENENTES E SETORES DA BURGUESIA LIBERAL.

B-      A NÃO INTERVENÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO, NOMEAÇÃO DE TENENTES COMO INTERVENTORES DE ESTADOS E INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA.

2- O PRESIDENTE TOMAVA AS DECISOES DO PAIS SOZINHO POR MEIO DE DECRETOS. NÃO HAVIA CONSTITUIÇÃO OU PARTIDOS POLÍTICOS, AS CÂMARAS MUNICIPAIS , ASSEMBEIAS LEGISLATIVAS E CONGRESSO NACIONAL FORAM FECHADOS. E INTERVENTORES FORMA NOMEADOS NO LUGAR DE GOVERNADORES.

3- O BRASIL DEIXOU DE SER SOMENTE AGROEXPORTADOR E PASSOU A ADOTAR A INDÚSTRIA E INVESTIR OS VALORES DAS IMPORTAÇÕES NAS INDÚSTRIAS DE BASE.

4- NA DÉCADA DE 1930 ESTAVA SENDO IMPLANTADO NP BRASIL O POPULISMO QUE SE CARACTERIZA PELA “VALORIZAÇÃO DA POLÍTICA TRABALHISTA” ESSESNCIALMENTE NAS ZONAS URBANAS E OS TRABALHADORES PASSARAM A RECEBER ALGUNS DIREITOS. MAS OS TRABALHADORES ERAM CONTROLADOS PELO GOVERNO.

5-

A-      REIVINDICAÇÕES: CONVOCAÇÃO DE UMA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, MAIS INVESTIMENTO DO GOVERNO FEDERAL NA CAFEICULTURA, CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE E MAIOR LIBERDADE DA INICIATIVA PRIVADA NA INDUSTRIALIZAÇÃO.

B-      MILITARMENTE OS REBELDES FORAM DERROTADO, MAS VARGAS CONVOCOU UMA ASSEMLBLEIA PARA FORMULAR UMA CONSTITUIÇÃO PARA O BRASIL.

6- A CRISE DE 1929 REPERCUTIU NO MUNDO DA SEGUINTE FORMA: COMUNISMO REPRESENTADO PELA URSS E O NAZIFASCISMO QUE TINHA NA ITÁLIA E AMELMANHA SEUS GRANDES EXPOENTES. ESSES PAISES CONSEGUIRAM SUPERAR COM CERTO ÊXITO A GRANDE DEPRESSÃO. ISSO REFLETIU NO BRASIL COM O SURGIMENTO DA ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA QUE ERA SOCIALISTA E REUNIA SETORES DE ESQUERDA. DE OUTRO LADO A AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA QUE TINHA TENDÊNCIAS FASCISTAS.

7- TRÊS PROPOSTAS DA ALIANÇA INTEGRALISTA BRASILEIRA –

* MILITARIZAÇÃO , NACIONALISMO E PARTIDO ÚNICO. ERA FORMADA PELA CLASSE MÉDIA, ALTO CLERO E ALTAS PATENTES MILITARES. LÍDER: PLÍNIO SALGADO.

* ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA – REFORMA AGRÁRIA, FIM DA DÍVIDA EXTERNA , NACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA. FORMADA PELOS SOCIALISTAS, COMUNISTAS, LÍDERES SINDICAIS E A ALA ESQUERDISTA E REFORMISTA DOS TENENTES. LÍDER: LUIZ CARLOS PRESTES.

8-

A-      O INTEGRALISMO FOI UM MOVIMENTO POLITICO SURGIDO NOS ANOS 1930, INSPIRADO NO NACIONAL-SOCIALISMO ALEMÃO E O FASCISMO ITALIANO. MILITARIZAÇÃO , NACIONALISMO E PARTIDO ÚNICO. O ANTISSEMITISMO ERA PARTILHADO POR EMPLOS SETORES DENTRO DA AIB – ALIANÇA INTEGRALISTA BRASILEIRA, PORÉM NÃO SE ANUNCIAVAM COMO UMA AGREMIAÇÃO.

B-      OS INTEGRALISTAS MARCHAVAM UNIFORMIZADOS PARA MOSTRAR FORÇA DIANTE DOS INIMIGOS. MARCHAVAM ENTOANDO HINOS, EXIBINDO BANDEIRAS E FAZIAM SAUDAÇÕES COM O BRAÇO, SEMELHANTS AOS NAZISTAS. INSPIRADOS NO NAZIFASCISMO ELES SE ORGANIZAVAM EM BANDOS ARMADOS PARA ATACAR SEUS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS E SEUS LIVROS E JORNAIS DIFUNDIAM SUAS IDEIAS E DE MOVIMENTOS FASCISTAS EM OUTROS LUGARES DO MUNDO.

9-

A-      O TEXTO ABORDA O FECHAMENTO DA ANL, JULHO 1935, EM CONCORDÂNCIA COM A LEI DE SEGURANÇA NACIONAL DE ABRIL DO MESMO ANO.

B-      APÓS O FECHAMANTO DA ANL, GRUPOS MAIS RADICAIS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO PERCEBERAM QUE SOMENTE POR MEIO DE ARMAS PODERIAM ATINGIR O PODER. ESSES GRUPOS ORGANIZAVAM LEVANTES DE NOVEMBRO DE 1935 COM OBJETIVO DE DERRUBAR VARGAS E IMPLANTAR O SOCIALISMO NO PAÍS.

10- PROIBIÇÃO DE GREVES, CENSURA, FECHAMENTO DE PARTIDO E FIM DOS SINDICATOS.

11- O DIP DIVULGAVA A IMAGEM POSITIVA DE VARGAS E DE SEU GOVERNO. USAVA VÁRIOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. EXISTIA A HORA DO BRASIL QUE DIVULGAVA O COMPROMETIMENTO DE VARGAS COM A POPULAÇÃO. IMPORTANTES JORNAIS CARIOCAS E PAULISTAS FORAM INCORPORADOS AO PATRIMÔNIO DO ESTADO. NAS ESCOLAS, OS LIVROS DIDPATICOS FAZIAM PROPAGANDA  DO REGIME E DIVERSAR ATIVIDADES CÍVICAS INCLUÍAM O CIVISMO E O PATRIOTISMO NOS ESTUDANTES POR MEIO DE DESFILES E CORAIS. O DIP BUSCOU FORJAR UMA IMAGEM PATERNALISTA DE VARGAS.

12- OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO USADOS COMO INSTRUMENTOS POLÍTICOS POR TEREM UM AGRANDE ALCANCE . USANDO JORNAIS, RÁDIO, TV, INTERNET, OS POLPITICOS ALCANÇAM UM MAIOR PÚBLICO E FAZEM UMA ABORDAGEM PESSOAL. AINDA HOJE O USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO É UMA PRÁTICA COMUM.

13- EXEMPLOS: PERSEGUIÇÃO, PRISÃO, TORTURAS DE OPRESSORES DO REGIME A NOMEAÇÃO DE INTERVENTORES E BENEFÍCIOS SOCIAIS PARA ATRAIR SIMPATIA POPULAR.

14- O NACIONALISMO ECONÔMICO APROVEITAVA AS RIQUEZAS NACIONAIS PARA DESENVOLVER A ECONOMIA EM BENEFÍCIO DO PAÍS. ESSE NACIONALISMO ESBARRAVA NA AUSÊNCIA DE CAPITAL E RECURSOS TÉCNICOS PARA EXPLORAR OS RECURSOS.

15-

A-      COM O CONFLITO NA EUROPA, O BRASIL PASSOU A FABRICAR O QUE NÃO PODERIA SER IMPORTADO. A ADESÃO DO BRASIL AOS ALIADOS FOI INFLUENCIADA PELA CONSTRUÇÃO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL FINANCIADA PELOS EUA.

B-      DESENVOLVIMENTO URBANO, FORMAÇÃO DE UM PROLETARIADO NUMEROSO E AMERGÊNCIA DAS MASSAS A SER CONSIDERADA PELOS GOVERNANTES.

 

 

16-

A-      O POPULISMO É UMA ESTRATÉGIA DE FAZER  UM LÍDER CARISMÁTICO QUE ADOTA MEDIDAS FAVORÁVEIS AO PROLETARIADO URBANO PARA OBTER APOIO E A SSEGURAR ESTABILIDADE SOCIAL. O LÍDER POPULISTA COSTUMA APRESENTAR AS CONQUISTAS SOCIAIS COMO PRESENTE SEU E EXIGE EM TROCA A OBEDIÊNCIA DAS MASSAS.

B-      CLT DE 1943 – LEI DO SALÁRIO MÍNIMO, JORNADA DE TRABALHO DE 48 HORAS SEMANAIS, FÉRIAS REMUNERADAS, JUSTIÇA DO TRABALHO, REGULEMANTAÇÃO DO TRABALHO FEMININO, PROIBIÇÃO DE TRABALHO DE MENORES DE 14 ANOS.

17- SINDICALISMO PELEGO É O SINDICATO ATRELADO AO ESTADO E DEIXA SEMPRE PREVALECER OS INTERESSES DOS PATRÕES.

18- NO INÍCIO DO CONFLITO HAVIA DIFERENTES GRUPOS NO GOVERNO VARGAS, ALGUNS ERAM SIMPÁTICOS AO EIXO E OUTROS DEFENDIAM OS ALIADOS. O BRASIL PERMANECEU NEUTRO. EM 1942 OS EUA ENTRAM NA GUERRA E ALEM~ES AFUNDAM EMBARCAÇÕES BRASILEIRAS E O GOVERNO FEDERAL DECLARA GUERRA AO EIXO.

19-

A-      O BRASIL TINHA REGIME AUTORITÁRIO , REGIDO POR UMA CONSTITUIÇÃO INSPIRADA NO FASCISMO, MAS DECLARAVA GUERRA A PAÍSES COM REGIMES SIMILARES.

B-      PODEM SER CITADAS AS SEGUINTES MANIFESTAÇÕES DE OPOSIÇÃO A DITADURA DE VARGAS: A UNE, O MANIFESTO DOS MINEIROS, PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE ESCRITORES E A UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL. EXIGIAM LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A VOLTA DO ESTADO DE DIREITO.

20-

A-      O QUEREMISMO SURGE NO FIM DO ESTADO NOVO QUE EXIGEM QUE ELEIÇÕES NA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE OCORRESSEM COM VARGAS NO PODER.

B-      O MOVIMENTO QUEREMISTA NÃO DIMINUIU A OPOSIÇÃO A VARGAS, MAS AO CONTRÁRIO, INFLAMOU OS ÂNIMOS DOS SETORES INSATISFEITOS DO GOVERNO, COMO POLÍTICOS DA UDN, AUMENTANDO A PRESSÃO QUE ELES EXERCIAM SOBRE O PRESIDENTE, A FIM DE QUE ELE RENUNCIASSE. NO FINAL DE 1945, VARGAS FOI INTIMADO A RENUNCIAR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1-      O TEXTO DESTACA O AUMENTO DOS DIREITOS SOCIAIS E A CONSOLIDAÇÃO DA DITADURA. O CORPORATIVISMO INTERMEDIANDO CONFLITOS ENTRE TRABALHADORES E PATRÕES CONTRIBUIU PARA EVITAR CONFLITOS QUE ERAM FREQUENTES NA PRIMEIRA REPÚBLICA E ASSEGURAR OS DIREITOS DO OEPRARIADO. ESSE MESMO CORPORATIVISMO PROIBIA GREVES, SUFOCAVA A LIBERDADE SINDICAL E FORÇAVA A OBEDIÊNCIA DO TRABALHADOR PARA COM O GOVERNO. OS DIREITOS POLÍTICOS FORAM DIMINUINDO.

2-      O TEXTO É DE JANEITO DE 1932. ATENTE PARA O TRECHO “ CANADO DE VIVER COMO TERRA CONSQUISTADA, SÃO PAULO ... PEDE APENAS, À FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO DE SEUS NEGÓCIOS, UM DE SEUS FILHOS QUE LHE COMPREENDA O ESPÍRITO E NÃO LHE GOLPEIE O CORAÇÃO”. O TEXTO SE REFERE AO FATO DE VARGAS NOMEAR UM INTERVENTOR  PARA SP. ESSA REIVINDICAÇÃO E A INSATISFAÇÃO DAS ELITES PAULISTAS POR TEREM PERDIDO O PODER EM 1930, LEVOU AO ROMPIMENTO DE SP E VARGAS E UMA GUERRA CIVIL DE JULHO A SETEMBRO DE 1932, CHAMADA DE REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA OU REVOLUÇÃO DE 1932.

3-       

A-      O TEXTO FALA DO LEVANTE EM SP EM 1932, REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.

B-      COM A ASCENSÃO DE VARGAS TERMINA A REPÚBLICA CAFÉ COM LEITE E O PODER VAI DO CENTRO PARA OS ESTADOS E NÃO MAIS O CONTRÁRIO. SP PERDEU A POSIÇÃO PRIVILEGIADA DE INDICAR PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

C-      OS REVOLUCIONÁRIOS QUERIAM O RETORNO DA NORMALIDADE DEMOCRÁTICA COM ASSEMBLEIA CONSTITUINTE E ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE.

 

4-

A-      O TEXTO ABORDA O MOVIMENTO INTEGRALISTA E A LEI DA SEGURANÇA NACIONAL SE REFERINDO AOS ANOS 1930 ÉPOCA DE DISPTAS ENTRE INTEGRALISTAS E COMUNISTAS.

B-      O INTEGRALISMO TINHA TENDÊNCIAS FASCISTAS , MARCADO PELO NACIONALISMO, ANTICOMUNISMO E DEFESA DE GOVERNO FORTE E CENTRALIZADO. O ESTADO FARIA O INTERMÉDIO ENTRE PATRÕES E EMPREGADOS E UM PARTIDO ÚNICO. PARA ELES OS INTERESSES DE CLASSES FAVORECEM A UNIÃO DA NAÇÃO.

5- OS DOIS GRUPOS ERA ANL , SOCIALISTA E AIB, FASCISTA.

6-

A-      O CARTAZ CONCLAMA O POVO BRASILEIROA A LUTA PRA LIVRAR O BRASIL DO COMUNISMO ASSOCIADO A ELEMENTOS NEGATIVOS COMO “A MÃO MONSTRUOSA”.

B-      NACIONALISMO, CULTO AOS SÍMBOLOS E HERÓIS DA HISTÓRIA NACIONAL, ANTILIBERALISMO, CORPORATIVISMO, MILITARISMO, GOVERNO CENTRALIZADO E FORTE.

7- VARGAS CRIAVA ARMADILHAS PARA EVITAR QUE ELE SAISSE DO PODER. A CARICATURA MOSTRA A INTENÇÃO DE VARGAS EM DERRUBAR O CONGRESSO E DAR UM GOLPE PARA SE MANTER NO PODER.

8- O GOLPE DO ESTADO NOVO TEVE APOIO DOS CONSERVADORES: IGREJA E INTEGRALISTAS. DEPOIS VARGAS DEIXOU OS INTEGRALISTAS QUE TENTARAM UM GOLPE CONTRA VARGAS EM 1938. OS INDUSTRIAIS APOIAVAM O ESTADO NOVO POIS VARGAS FOMENTAVA PROGEAMAS DE INDUSTRIALIZAÇÃO. AS OLIGARQUIAS REGIONAIS SE SUJEITARAM A DITADURA DE VARGAS. OS SINDICATOS SERVIRAM DE BASE PARA SUSTENTAÇÃO DO REGIME.

9- O DIP FOI  CRIADO POR GETÚLIO PARA CONTROLAR A IMPRENSA E O CULTO A VARGAS.

10- CRESCIMENTO URBANO, CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA ATRAI POPULAÇÃO RURAL E O PROLETARIADO URBANO BUSCA MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO. IMPLANTAÇÃO DA INDPUSTRIA DE BASE POR MEIO DA SIDERURGIA E METALURGIA, DESENVOLVIMENTO DE INFRAESTRUTURA NACIONAL  E CRIAÇÃO DE EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA , MINERAÇÃO E BENS DE CAPITAL.

11- CRIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, JORNADA DE TRABALHO DE 48 HORAS SEMANAIS, FÉRIAS REMUNERAS, DESCANSO SEMANAL, INDENIZAÇÃO POR DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA, CARTEIRA DE TRABALHO, REGULAMENTAÇÃO DE TRABALHO FEMININO E PROIBIÇÃO DE TRABALHO PARA MENORES DE 14 ANOS.

12-

A-      ERA VARGAS

B-      ASCENSÃO DO NAZISMO NA ALEMANHA E FASCISMO NA ITÁLIA, A SEGUNDA GUERRA, GUERRA CIVIL ESPANHOLA, GUERRA DO CHACO ENTRE PARAGUAI E BOLÍVIA E O BRASIL FOI INTERMEDIÁRIO, ETC

13-

A-      O TRECHO DO TEXTO AFIRMA QUE O “MICKEY CHEGOU AQUI COMO UM DOS EMBAIXADORES DA POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA” E AQUELE NO QUAL SE MOSTRA QUE OS NORTE-AMERICANOS ESPERAVAM, “COM A POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA, MELHORA O NÍVEL DE VIDA DOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E COMBATER OS RISCOS DO NACIONALISMO, FASCISMO E COMUNISMO. O PERSONAGEM DA DISNEY CONSTITUIRAM UMA ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE BRASIL E EUA NO PLANO CULTURAL.

B-      APESAR DE TER SETORES SIMPATIZANTES DOS ALIADOS E DO EIXO EM TORNO DE VARGAS . O BRASIL ADOTOU INICIALMENTE UMA POSIÇÃO NEUTRA.

14-

A-      ATAQUES DE SUBMARINOS ALEMÃES A EMBARCAÇÕES BRASILEIRAS E AS PRESSOES DOS EUA.

B-      NOMEAÇÃO DE INTERVENTORES NOS ESTADOS, DISSOLUÇÃO DO PODER LEGISLATIVO E A PERSEGUIÇÃO A OPOSITORES POLÍTICOS POR MEIO DO DOPS.

C-      FOI O ESTADO NOVO. A DECLARAÇÃO DE GUERRA AO EIXO MOSTROU UMA CONTRADIÇÃO.

TESTES

1-C

2-B

3-A

4-C

5-C

6-C

7-B

8-E

9-B

10-A



*****************************************************************************

QUESTÕES DE REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL – 2 TRIMESTRE - 

DIA DA PROVA 06/08/2021


1-     Cite os fatores que facilitaram o fim das oligarquias no Brasil.

RESPOSTA - PÁG. 64 MÓDULO 2

O Brasil continuava a ser essencialmente rural e o café ainda era o principal produto econômico.

* A Primeira Guerra Mundial impulsionou a industrialização e as cidades tiveram crescimento populacional.

*o operariado urbano aumentou, vieram imigrantes europeus para trabalhar nas fábricas.

* as condições de trabalho operário eram precárias e os operários se articularam em sindicatos.

2-     Explique o que foi o Movimento Tenentista.

RESPOSTA: PÁG. 68 MÓDULO 2

     Em 05 julho de 1922 eclodiu a Revolta do Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. A revolta não se estendeu a outras unidades. No dia seguinte, centenas deles se entregaram, atendendo a um apelo do governo. Um grupo se dispôs, porém, a resistir. O forte voltou a ser bombardeado por mar e por aviões. Dezessete militares, com a adesão ocasional de um civil, decidiram sair pela praia de Copacabana, ao encontro das forças governamentais. Na troca de tiros, morreram dezesseis, ficando feridos os oficiais Siqueira Campos e Eduardo Gomes.

3-     Qual o objetivo dos artistas brasileiros durante a Semana de Arte Moderna?

RESPOSTA - PAG. 71 MÓDULO 2 -  buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais


4-     Qual o estopim (fator principal) que desencadeou a Revolução de 30?

RESPOSTA - PÁG. 74 E 75 MÓDULO 2 -  o assassinato de João Pessoa em Recife, supostamente a mando de Washington Luís.


5-     Por que os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa da Proclamação da República?

RESPOSTA - PÁG. 74 E 75 MÓDULO 2 - para legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.


6-     Cite características comuns entre Fascismo e Nazismo e cite também um diferencial entre eles.

RESPOSTA - PÁG. 33 MÓDULO 2 - O nazismo, assim como o fascismo, rejeitava o liberalismo político, o socialismo e pretendia obter o controle absoluto da população. O principal elemento diferenciador foi o arianismo.


7-     Qual o interesse de Mussolini em ter apoio da Igreja Católica em seu governo?

RESPOSTA - PÁG. 38 MÓDULO 2 - garantir o apoio da Igreja Católica e de seus fiéis, como forma de fortalecê-lo no poder.


8-     Dentro do contexto do Nazismo qual o significado do termo GENOCÍDIO?

RESPOSTA - pág. 46,47,48 módulo 2 -  Extermínio dos judeus durante a vigência do nazismo.


9-     Qual a função de Joseph Goebbels durante o governo de Hitler?

                        RESPOSTA - PÁG. 42 MÓDULO 2 - foi o principal propagandista do governo   nazista.

10-  O que foi a Revolução dos Cravos? Onde aconteceu? 

RESPOSTA -PÁG. 51 MÓDULO 2 - Foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país. Após o golpe militar de 1926, foi estabelecida uma ditadura no país. No ano de 1932, Antônio de Oliveira Salazar tornou-se primeiro-ministro das finanças e virtual ditador. Salazar instalou um regime inspirado no fascismo italiano. As liberdades de reunião, de organização e de expressão foram suprimidas com a Constituição de 1933.


PROVA GLOBAL DE HISTÓRIA  - 2 TRIMESTRE / 2021

DATA - 06/08/2021

ROTEIRO:

MÓDULO2

CAP. A4 – O NAZIFASCISMO

CAP. B3 – O DECLÍNIO DAS OLIGARQUIAS NO BRASIL



******************************************************************************


CAP. 1 - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - CLIQUE AQUI
CAP. 2 - REVOLUÇÃO RUSSA - CLIQUE AQUI
CAP. 3 - A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - CLIQUE AQUI 
CAP. 4 - A REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - CLIQUE AQUI
CAP. 5 - A CRISE DE 1929 - CLIQUE AQUI
MÓDULO 2  / CAP. A4- O NAZIFASCISMO - CLIQUE AQUI 
MÓDULO 2 - CAP. B3 - O DECLINIO DAS OLIGARQUIAS - CLIQUE AQUI 

**************************************************

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS  - MÓDULO 2 - CAP. B3 - O DECLINIO DAS OLIGARQUIAS

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

QUESTÃO 1 - PAG.70
A PEIMEIRA GUERRA IMPULSIONOU A INDPUSTRIA E URBANIZAÇÃO NO BRASIL, POIS O PAÍS PRECISOU PRODUZIR AQUILO QUE ANTES IMPORTAVA DOS PAÍSES EUROPEUS. O CENTRO - SUL DO BRASIL TEVE NESSA ÁPOCA UM CRESCIMENTO POPULACIONAL MUITO GRANDE POIS A POPULAÇÕA DE OPERÁRIOS AUMENTO NAS INDÚSTRIAS LOCAIS QUE PRECISAVAM DESSA MÃO DE OBRA. OS OPERÁRIOS PASSARAM A TER IMPORTÂNCIA POLÍTICA E COMEÇARAM A DEFENDER SEUS DIREITOS ATRAVÉS DE GREVES E MANIFESTAÇÕES. 

QUESTÃO 2 - PAG.70
A- OS TRABALHADORES TENTARAM SE ARTCULAR POLITICAMENTE E REIVINDICAR SEUS DIREITOS BÃSICOS. 

B- NA REPÚBLICA VELHA A CLASSE OPERÁRIA ESTAVA EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS. PÉSSIMO AMBIENTE DE TRABALHO SEM NENHUM DIREITO TRABALHISTA ASSEGURADO. SEM FALAR QUE OS SALÁRIOS ERAM MUITO BAIXOS E O CUSTO DE VIDA MUITO ALTO. 

QUESTÃO 3 - PAG.70
REAÇÃO REPUBLICANA FOI UM EPISÓDIO ONDE AS OLIGARQUIAS DO RS, RJ, BA E PE SE UNIRAM PARA LANÇAR A CANDIDATURA DE NILO PEÇANHA EM OPOSIÇÃO A ARTHUR BERNARDES, PROPOSTA POR SP E MG. 

QUESTÃO 4 - PAG.70
A REVOLTA DOS 18 DO FORTE DE COPACABANA ACONTECEU CONTRA A VITÓRIA DE ARTHUR BERNARDES A PRESIDENTE DO BRASIL, O FECHAMENTO DO CLUBE MILITAR E A PRISAO DE SEU CHEFE HERMES DA FONSECA. OS REVOLTOSOS TOMARAM O FORTE MAS NAO CONSEGUIRAM RESISTIR AS PRESSOES DE EPITÁCIO PESSOA. OS PORTÕES FORAM ABERTOS PARA QUEM QUISESSE SAIR, 17 TENENTES SAIRAM E MARCHARAM A COPACABANA CONTRA O GOVERNO E RECEBERAM ADESAO DE UM CIVIL AO LONGO DO CAMINHO, POR ISSO A EXPRESSAO 18 DO FORTE. AO FINAL RESTARAM SOEMNTE 2 DELES. 

QUESTÃO 5 - PAG.70 
APÓS A DERROTA DO LEVANTE EM SP, OS TENENTES ABANDONARAM O ESTADO E FUGIRAM PARA O PARANÁ, FORMANDO A COLUNA PAULISTA. 

QUESTÃO 6 - PAG.70
A- O MOVIMENTO RETRATADO NO MAPA É A COLUNA PRESTES QUE OCORREU DE 1925 A 1927. 

B- A COLUNA PRESTES SURGIU EM ABRIL DE 1925 QUANDO A CLUNA GAUCHA E A COLUNA PAULISTA SE UNIRAM . ERAM TODAS FORMADAS POR TENENTES QUE FRACASSARAM EM SEUS ESTADOS DE ORIGEM. ATÉ FEVEREIRO DE 1927 A COLUNA PRESTES PERCORREU GRANDE PARTE DO BRASIL BUSCANDO APOIO PARA DERRUBAR ARTHUR BERNARDES DO PODER. FOI A MAIOR MANIFESTAÇÃO CONTRA AS OLIGARQUIAS ATÉ O MOMENTO. 

QUESTÃO 7 - PAG.70
OS TENENTES ERAM PROGRESSISTAS E POR ISSO DEFENDIAM O VOTO SECRETO, A JUSTIÇA ELEITORAL , AS REFORMAS POLÍTICAS, REDUÇÃO DA DÍVIDA EXTERNA E DO CUSTO DE VIDA, O DESENVLVIMENTO DA INDÚSTRIA E DA CÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. PORÉM , HAVIA BANDEIRAS TENENTISTAS MAIS CONSERVADORAS QUE DEFENDIAM QUE O PODER DEVERIA SER EXERCIDO SOMENTE PELOS "MAIS CAPACITADOS". 

QUESTÃO 8 - PAG.70
APESAR DE NÃO TER VENCIDO, A COLUNA PRESTES REPRESENTOU UMA ESPERANÇA PARA OS QUE ESTAVAM INSATISFEITOS COM AS OLIGARQUIAS, ESPECIALMENTE A CLASSE MÉDIA. 

QUESTÃO 9 - PAG.77
A- OS MODERNISTAS RETRATAM OS NEGROS DE FORMA IDEALIZADA, SEM CONSIDERAR SEU PAPELE SUA REALIDADE SOCIAL. 

B- A CRITICA FAZ REFERÂNCIA A FALTA DE CONEXÃO ENTRE A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO MODERNISMO E SUA REALIDADE SOCIAL. DE ACORDO COM O TEXTO , ISSO SERVIU PARA CAMUFLAR O PRECONCEITO RACIAL E SOLIDIFICAR ESTEREÓTIPOS SOBRE OS NEGROS. 

QUESTÃO 10 - PAG.78
A- O MODERNISMO BUSCAVA COMBATER AS POLÍTICAS TRADICIONAIS COMO NO CASO DA POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE.

B- 2 MOVIMENTOS PODEM SER CITADOS: TENENTISMO CONTRA AS OLIGARQUIAS OU A ALIANÇA LIBERAL QUE DEFENDIA O VOTO SECRETO , JUSTIÇA ELEITORAL , MELHORES CONDIÇÕES AOS TRABALHADORES URBANOS E INCENTIVOS A OUTROS SETORES DA ECONOMIA ALÉM DO CAFÉ. 

QUESTÃO 11 - PAG.78
DEVIDO AO CONVÊNIO DE TAUBATÉ NO GOVERNO WHASHIGTON LUIS, A ECONOMIA DO CAFÉ ESTAVA ESTABILIZADA E EM EXPANSÃO. AS EXPORTAÇÕES CRESCIAM E GERAVA EMPREGO E O GOVERNO CRIAVA DEMANDA ARTIFICIAL SOBRE O CAFÉ EMITINDO DINHEIRO E COMPRANDO SACAS DE CAFPE PARA OS PREÇOS NÃO CAÍREM. 

QUESTÃO 12 - PAG.78
COM A CRISE DE 1929 O BRASIL PERDEU SEU MAIOR COMPRADOR DE CAFPE QUE ERAM OS EUA E ISSO GEROU CRISE NA ECONOMIA BRASILEIRA. 

QUESTÃO 13 - PAG.78
APÓS A CRISE NOS EUA OS CAFEICULTORES RECLAMARAM A WHASHINGTON LUIS MAIS DINHEIRO E FLEXIBILIDADE PARA PAGAR DÍVIDAS MAS NÃO FORAM ATENDIDOS. AS EXPORTAÇÕES DO CAFÉ BRASILEIRO DIMINUÍRAM E O SISTEMA ECONÔMICO EM VÁRIOS SETORES ENTROU EM COLAPSO. 

QUESTÃO 14 - PAG.78
A CRISE DO CAFÉ ATINGIU AS CAMADAS MAIS POBRES COM ALTA DA INFLAÇÃO E ALTOS PREÇOS . ISSO GEROU TENSÕES SOCIAIS. O GOVERNO NÃO RESPEITOU AS REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES E FEZ DISSO CASO DE POLÍCIA. 

QUESTÃO 15 - PAG.78
WHASHINGTON LUIS ROMPEU A POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE. INDICOU OUTRO PAULISTA, JULIO PRESTES, PARA SUCEDÊ-LO IGNORANDO O CANDIDATO MINEIRO, ANTONIO CARLOS. ISSO ACONTECEU PORQUE OS PAULISTAS ESTAVAM QUERENDO ASSEGURAR SUA ECONOMIA DIANTE DA CRISE DO CAFÉ. ENTÃO AS OLIGARQUIAS MINEIRAS SE ASSOCIARAM AOS GAÚCHOS E PARAIBANOS EM TORNO DA CANDIDATURA DE GETÚLIO VARGAS. 

QUESTÃO 16 - PAG.79
O CARTAZ DA ALIANÇA NACIONAL DEIXA EXPLICITO 2 DESSES OBJETIVOS: ANISTIAR REBELDES QUE PARTICIPARAM DO MOVIMENTO TENENTISTA E INTRODUZIR O VOTO SECRETO E AJUSTIÇA ELEITORAL. 

QUESTÃO 17 - PAG.82
A ALINAÇA LIBERAL ACEITOU A DERROTA NAS URNAS. JOAO PESSOA, CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE, PREFERIA RECONHECER A DERROTA QUE CONVOCAR UM MOVIMENTO ARMADO. MAS A OPOSIÇÃO DAS OLIGARQUIAS NÃO ACEITOU E DEU O GOLPE DA REVOLUÇÃO DE 1930. 

QUESTÃO 18 - PAG.82
A FRASE EXPRESSA O TEMOR DAS OLIGARQUIAS E DA BURGUESIA DE QUE A DERROTA DA ALIANÇA LIBERAL PUDESSE INICIAR UM MOVIMENTO POPULAR VIOLENTO. ANTONIO CARLOS CONVOCAVA OS CONSERVADORES A IMPEDIR A POSSE DE JULIO PRESTES E ASSEGURAR A POSSE DE VARGAS NO PODER , EVITADO MAIS ABALOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. 

QUESTÃO 19 - PAG.82
O FATO MAIS IMPORTANTE FOI O ASSASSINATO DE JOAO PESSOA , CANDIDATO A VICE -PRESIDENTE PELA ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA.  ESSA MORTE CAUSOU REVOLTA POPULAR NA PB E RS E ISSO DEU FORÇA PARA A REVOLUÇÃO. A ALIANÇA LIBERAL FICOU MAIS FORTE E PASSOU A CULPAR  O PRESIDENTE PELO CRIME. 

QUESTÃO 20 - PAG.82
A- ACONTECEU UM GRANDE INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA DE BASE.

B- PARA QUE A SITUAÇÃO SOCIAL DA ÉPOCA DEIXASSE DE SER CASO DE POLÍCIA E PASSASSE A SER CASO DE POLÍTICA SERIA NECESSÁRIO ASSEGURAR OS DIREITOS DOS TRABALHADORES E O ESTADO DEVERIA FAZER TUDO PARA QUE ISSO FOSSE CUMPRIDO. 

GABARITO DOS TESTES DE VESTIBULAR - PAG. 85 A 89
1- E
2-B
3-D
4-D
5-B
6-A
7-C
8-E
9-C
10-C

******************************************************

CORREÇÃO CAP. A4 - MÓDULO 2 - NAZIFASCISMO
EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

QUESTÃO 1 - PA.35
A - O PERÍODO ENTREGUERRAS FICOU MARCADO PELA CRISE DE 1929 E PELA ASCENSÃO DOS REGIMES DE EXTREMA DIREITA QUE REPRESENTAM O COLAPSO DO MODELO LIBERAL DOS SÉCULOS XVIII E XIX. ASSIM, OS REGIMES DE EXTREMA DIREITA COMO O NAZIFASCISMO ERAM ANTILIBERIAS E DEFENDIAM UM FORTE PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA. 
B- COM BASE NA FRASE DE MUSSOLINE PODE-SE ARGUMENTAR QUE O FASCISMO REJEITAVA OS PRICÍPIOS DO LIBERALISMO. A INTERVENSÃO DO ESTADO NA ECONOMIA SE OPUNHA AS IDEIAS DEFENDIDAS PELO LIBERALISMO ECONÔMICO. 

QUESTÃO 2 - PAG.36
A- ALEMANHA, ITÁLIA, PORTUGAL E ESPANHA
B- É IMPORTANTE RELACIONAR OS EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA DAS DÉCADAS DE 1920 E 1930 COM A ASCENSÃO DOS REGIMES FASCISTAS E NAZISTA, JÁ QUE ESTES SE APRESENTARAM  COMO A SOLUÇÃO ANTIBERAL PARA O COMBATE A CRISE. 

QUESTÃO 3 - PAG.36
ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DOS REGIMES DE EXTREMA DIREITA ESTÃO : O CULTO AO LÍDER, O NACIONALISMO, A PROPAGANDA, O AUTORITARISMO E A REJEIÇÃO AO COMUNISMO. 

QUESTÃO 4 - PAG.36
A ANÁLISE DO TEXTO ABORDA O MILITARISMO E A BELICOSIDADE DOS REGIMES FASCISTA E NAZISTA . PARA ELES, A FORÇA DE UMA NAÇÃO ESTAVA NO PODER MILITAR E NA CAPACIDADE EXPANCIONISTA. A SOCIEDADE DEVERIA SE ORGANIZAR INTERNAMENTE DE FORMA MILITAR, OBEDIENTE E HIERARQUIZADA. 

QUESTÃO 5 - PAG.38
A- A ITÁLIA LUTOU AO LADO DAS POTÊNCIAS MILITARES DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. APESAR DE VITORIOSOS OS ITALIANOS NÃO RECEBERAM AS COMPENSAÇÕES QUE IMAGINARAM CONQUISTAR. O TERMO VITÓRIA MUTILADA FOI UTILIZADO PARA EXPRESSAR A SENSAÇÃO DE FRUSTRAÇÃO DOS ITALIANOS. 
B- A CRISE ECONÔMICA PELA QUAL PASSAVA A ITÁLIA NO INÍCIO DOS ANOS DE 1920. A LIRA, MOEDA ITALIANA, SE DESVALORIZOU NA ÉPOCA EM 80%. NO CAMPO E NA CIDADE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO PIORARAM , ABRINDO ESPAÇO PARA MANIFESTAÇÕES.  O OPERARIADO SE MOBILIZOU INFLUENCIADO POR IDEIAS SOCIALISTAS E ANARQUISTAS E AS IDEIAS DA REVOLUÇÃO RUSSA. AS GREVES E MANIFESTAÇÕES EM 1919 E 1920 FICARAM CONHECIDAS COMO BIÊNIO VERMELHO. 

QUESTÃO 6 - PAG.39
PARA NAZISTAS E FASCISTAS , O COMUNISMO ERA RESPONSÁVEL POR INCENTIVAR A LUTA DE CLASSES E AS PROPOSTAS DE TOMADA DE PODER POR PARTE DO OPERARIADO ERAM VISTAS COMO AMEAÇAS A ESTABILIDADE DA NAÇÃO. PARA OS FASCISTAS EXISTIAM GRUPOS SUPERIORESQUE ERAM FUNDAMENTAIS EM UMA SOCIEDADE. AS ELITES E A CLASSE MPEDIA DA EUROPA APOIARAM AS IDEIAS NAZIFASCISTAS. 

QUESTÃO 7 - PAG.39 
A- UM MARCO DO FASCISMO ITALIANO - A MARCHA SOBRE ROMA
B- A PRINCIPAL REPERCUSSÃO DESSE EVENTO FOI O INÍCIO DA ASCENSÃO DOS FASCISTAS , LIDERADOS POR MUSSOLINI , AO PODER DA ITÁLIA. 

QUESTÃO 8 -  PAG.39
A CARTA DE LAVORO FOI O DOCUMENTO QUE INSTITUIU O CORPORTIVISMO NA ITÁLIA. O CONJUNTO DE LEIS PUNHA FIM A AUTONOMIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO QUE PASSAVA A SER CONTROLADO PELO ESTADO. OS TRABALHADORES ERAM REUNIDOS EM CORPORAÇÕES E NÃO MAIS EM SINDICATOS. ESSES ÓRGÃOS ERAM SUBMETIDOS AO GOVERNO E COLABORAM PARA PÔR FIM AS AGITAÇÕES DOS TRABALHADORES. ESSAS MEDIDAS CONTAVAM COM APOIO DE GRANDES EMPRESÁRIOS ITALIANOS, QUE TEMIAM A RADICALIZAÇÃO DO MEIO OPERÁRIO. MUSSOLINI CONTROLAVA A LUTA ENTRE AS CLASSES. 

QUESTÃO 9 -  PAG.39
AINDA NO SÉCULO XX, O PAPA DEFENDIA A IDEIA DE QUE ROMA , SEDE DA IGREJA, ERA UM ESTADO SOBRERANO, E NÃO SUBMETIDO AO GOVERNO DA ITÁLIA. A SOLUÇÃO PARA A QUESTÇAO ROMANA VEIO EM 1929 COM A SSINATURA DO TRATADO DE LATRÃO QUE RECONHECIA A UNIFICAÇÃO ITALIANA E EM TROCA A IGREJA RECEBIA O CONTROLE DO ESTADO DO VATICANO. 

QUESTÃO 10 -  PAG.49
A- A PRESENÇA DOS NAZISTAS SE DEU PELO EFEITO DA GRNADE DEPRESSÃO. A CRISE DE 1929 GEROU DESEMPREGO  NA ALEMANHA E O NAZISMO PASSOU A SER VISTO COMO UM CAMINHO PARA SAIR DA CRISE. HOUVE AUMENTO DO NÚMERO DE DEPUTADOS NAZISTAS PARA ACUPAR O PARLAMENTO ALEMÃO. O PARTIDO NAZISTA TINHA APOIO DE EMPRESÁRIOS ALEMÃES INTERESSADOS EM CONTER O AVANÇO DO SOCIALISMO.
B- A CRISE FEZ SURGIR ALTERNATIVAS EM SUBSTITUIÇÃO DO LIBERALISMO E DO SOCIALISMO. UM REGIME AUTORITÁRIO PODERIA SER A SOLUÇÃO PARA A CRISE. 

QUESTÃO 11-  PAG.49
O NACIONALISMO EXACERBADO FOI UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO NAZISMO E SERIA REFERÊNCIA PARA O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS PORQUE COLOCAVA OS INTERESSES DA NAÇÃO ACIMA DOS INTERESSES INDIVIDUAIS. 

QUESTÃO 12 -  PAG.50
OS ALEMÃES QUERIAM QUE OS JUDEUS SAÍSSEM DA ALEMANHA E PARA ISSO FIZERAM ACORDOS E LEIS PARA REDUZIR OS DIREITOS DOS JUDEUS. EXEMPLO DISSO FORAM AS LEIS DE NUREMBERG. COM A SEGUNDA GUERRA FICOU CLARA A SOLUÇÃO FINAL  QUE SE DESTINAVA A ELIMINAR  E DEPORTAR JUDEUS. EXEMPLO DISSO ERAM OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO. 

QUESTÃO 13 -  PAG.50
OS NAZISTAS TINHAM NA RAÇA ARIANA O MODELO DE BELEZA E CIVILIZAÇÃO E SUAS PROPAGANDAS EXALTAVAM ISSO. A IMAGEM DA QUESTÃO MOSTRA UM JOVEM SOLDADO ARIAO PROVANDO ISSO. 

QUESTÃO 14 -  PAG.50
A PARTIR DA LEITURA PODEMOS CITAR: PARTIDO ÚNICO, MILITARISMO, CULTO AO LÍDER E ESTADO AUTORITÁRIO E INTERVENTOR. 

QUESTÃO 15 -  PAG.50
NO CARTAZ É POSSÍVEL PERCEBER O CULTO A FIGURA DE HITLER E SÍMBOLOS NAZISTAS E A BUSCA DA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DO NAZISMO. 

QUESTÃO 16 -  PAG.53
TENSÕES SOCIAIS GERADAS NA ESPANHA E PORTUGAL EM DECORRÊNCIA DA CRISE DE 1929.

QUESTÃO 17-  PAG.53
O TRECHO CRITICA O PRINCIPIO LIBERAL DA REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR E DA SOBERANIA DO PODER LEGISLATIVO. DESSE MODO, ESSE ANTILIBERALISMO PODE SER ASSOCIADO A IDEOLOGIA FASCISTA.

QUESTÃO 18 -   PAG.54
A- A QUESTÃO ABORDA A TRAGETÓRIA POLÍTICA DA ESPANHA NA DÉCADA DE 1930 E A ASCENSÃO DO FASCISMO. É POSSÍEL IDENTIFICAR NO CARTAZ O CONTEXTO DO INÍCIO DOS ANOS DE 1930 E OS EFEITOS DA CRISE MUNDIAL NA ESPANHA. DIANTE DA GRANDE DEPRESSÃO OCORREU O FIM DA MONARQUIA E A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA PARLAMENTARISTA. ENTRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E 1936 , A ESPANHA ASSISTIU AO CRESCIMENTO DOS GRUPOS DE ESQUERDA JUNTO AS CLASSES POPULARES. 
B- É NECESSÁRIO MENCIONAR QUE AS ELEIÇÕES DE 1936 SIGNIFICARAM A VITÓRIA DE UMA UNIÃO DE GRUPOS ESQUERDISTAS. FAZIAM PARTE DESSES GRUPOS: COMUNISTAS, ANARQUISTAS, ANARCOSSINDICALISTAS, TROTSKISTAS, ETC. ISSO GEROU O TEMOR DAS ELITES ESPANHOLAS QUE SE REUNIRAM PARA IMPEDIR A CONTINUIDADE DO GOVERNO REPUBLICANO. 

QUESTÃO 19- PAG.54
A GUERRA QUE A PRINCÍPIO ERA UM CONFLITO INTERNO NA ESPANHA PASSOU A SER UM CONFLITO INTERNACIONAL. AO LADO DOS GOLPISTAS E FASCISTAS LIDERADOS PELO GENERAL FRANCISCO FRANCO, ENTRARAM EM PORTUGAL, ALEMANHA E ITÁLIA. OS REPUBLICANOS CONTARAM COM AJUDA DA INGLATERRA, FRANÇA E URSS. TAMBÉM COMPUSERAM AS BRIGADAS INTERNACIONAIS COMPOSTAS POR MILITARES DE ESQUERDA DO MUNDO INTEIRO. 

QUESTÃO 20 - PAG.54
EM PORTUGAL O FIM DO SALAZARISMO SE DEU PELO FIM DO GOVERNO DO DITADOR MARCELO CAETANO POR GRUPOS MILITARES DE PATENTE INTERMEDIÁRIA, APOIADOS POR OUTROS GRUPOS SOCIAIS EM 1974. NA ESPANHA O FIM DO FRANQUISMO SE DEU PELA MORTE DE FRANCO, EM 1975. ASSUMIU EM SEU LUGAR JUAN CARLOS MEMBRO DA FAMILIA REAL QUE FOI RESPONSÁVEL POR CONDUZIR A TRANSIÇÃO PARA A DEMOCRACIA , COMVOCANDO ELEIÇ~EOS EM 1977. 

TESTES DE VESTIBULAR - GABARITO - PAG. 58 A 61
1-A
2-D
3-C
4-C
5-C
6-B
7-E
8-C
9-A
10-D



INICIE O GAME ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES, SEM PESQUISAR, E VEJA QUANTAS VOCÊ ACERTOU. CASO TENHA ERRADO ALGUMA, AO FINALIZAR O GAME, JOGUE NOVAMENTE E VEJA COMO VOCÊ VAI APRENDER FACILMENTE.  FOTOGRAFE A SUA PONTUAÇÃO NO GAME E DIGITE AS PERGUNTAS QUE VOCÊ ERROU NA PRIMEIRA TENTATIVA.

VAMOS TENTAR?

GAME 1 - A REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - 

CLIQUENO AQUI E JOGUE





***************************************************************

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA DO 2 TRIMESTRE
DATA DA PROVA 21/05/2021

ROTEIRO:

MÓDULO 1 – CAP. B2 – A REPÚBLICA OLIGÁRQUICA

MÓDULO 2 – CAP . A3 – A CRISE DE 1929


1-      CITE DUAS CARACTERÍSTICAS DO CORONELISMO NO BRASIL.

“voto de cabresto” e o “clientelismo”

2-      ANTÔNIO CONSELHEIRO LIDEROU QUAL MOVIMENTO MESSIÂNICO QUE OCORREU NO NORDESTE DO BRASIL?

Revolta de Canudos

3-      O QUE FOI A POLÍTICA DOS GOVERNADORES?

Durante o governo Campos Sales criou-se uma política que se pautava na aliança entre as oligarquias regionais e o poder central. Esta política além de fortalecer o poder dos oligarcas do interior, facilitava a administração central na medida em que dificultava a eleição de membros da oposição.

4-      CITE DOIS MOTIVOS QUE LEVARAM A REVOLTA DA VACINA.

desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação antivariólica.

5-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS EM COMUM ENTRE O CONTESTADO E A REVOLTA DE CANUDOS?

Movimentos messiânicos, crise econômica. desigualdade social...

6-      QUE OUTRO NOME RECEBE A CRISE DE 1929?

a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

7-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA APARENTE PROSPERIDADE NOS EUA NOS ANOS 20 DO SÉCULO XX?

a crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a queda da renda dos trabalhadores

8-      O QUE FOI O NEW DEAL?

Programa econômico criado para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos

9-      CITE UMA CONSEQUÊNCIA DA CRISE DE 1929 PARA A INGLATERRA E COMO ESSE EVENTO AFETOU O MUNDO CAPITALISTA.

o mundo todo foi afetado drasticamente, quando a Inglaterra abandonou o padrão-ouro, permitindo a desvalorização da libra.

10-   DE QUE FORMA A CRISE DE 1929 AFETOU A AMÉRICA LATINA?

 Abalou o poder das oligarquias e o surgimento de regimes populistas e ditaduras conservadoras.




**********************************************************
QUESTÕES DE REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL - 
1 TRIMESTRE DE 2021
ROTEIRO: CAP. 1 E 2

1- Qual a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
2- Quais os fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial?
3- Quais estratégias usadas ao longo da Primeira Guerra Mundial pelos blocos opostos?
4- Comente sobre a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial e sua contribuição para o final da guerra.
5- Quais as consequências do Tratado de Versalhes para a Alemanha?
6- Qual a principal característica da Revolução Russa ? Qual seu principal objetivo?
7- Cite uma das primeiras medidas tomadas por Lenin na fase denominada Comunismo de Guerra.
8- Como estava a situação social, econômica e política na Rússia no período que antecedeu a revolução?
9- O que eram os soviets russos?
10- 1-A Primeira Guerra Mundial influenciou a Revolução Russa? Justifique.





CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO CAP. B1 - MÓDULO 1 - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA. 
PÁG. 75 - 
01- NÃO. EX.: INCONFIDÊNCIA MINEIRA, CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, REVOLUÇÃO PRAIEIRA, ...
02- SETORES QUE QUESTIONAVAM A MONARQUIA NO BRASIL:PROPRIETÁRIOS DE TERRA, IGREJA E FORÇAS ARMADAS
3- - POSITIVISMO E LIBERALISMO CONTRIBUÍRAM PARA O FIM DA MONARQUIA. 
4- SITUAÇÃO DOS NEGROS APÓS A ABOLIÇÃO NO BRASIL: PRECONCEITO RACIAL, FALTA DE MORADIA, DESEMPREGO, FALTA DE TERRA NA ZONA RURAL, EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO. 

PÁG. 78
5- O PARTIDO REPUBLICANO TEM ORIGEM NOS SETORES MÉDIOS URBANOS ( PROFISSIONAIS LIBERAIS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS)  E CAFEICULTORES. 
6-
A- O MANIFESTO REPUBLICANO CRITICAVA O PODER MODERADOR.
B- O MANIFESTO REPUBLICANO CRITICAVA O PRIVILÉGIO DOS RELIGIOSOS, A MAO DE OBRA ESCRAVA, OS "NOBRES" EM CARGOS TÉCNICOS GERAVA MAIS DESIGUALDADE. 
C- O MANIFESTO REPUBLICANO CRITICAVA A SOBERANIA CATÓLICA QUE DIFICULTAVA O ESTADO LAICO , CRITICAVA A CENSURA E A FALTA DE LIBERDADE ECONÔMICA. 
D- ARGUMENTOS QUE DEFENDIAM A REPÚBLICA NO BRASIL: A REPÚBLICA JÁ ERA REALIDADE NOS PAÍSES DA AMÉRICA, EM ESPECIAL NA AMÉRICA DO SUL , O QUE GERAVA CONFLITO DO BRASIL COM PAÍSES VIZINHOS. 

7- ANÁLISE DA BANDEIRA DA REPÚBLICA BRASILEIRA: POSITIVISTA BASEADA NA ORDEM E TENDO O PROGRESSO COMO UM FIM A SER ALCANÇADO . PROGRESSO CIENTÍFICO , INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, ESTADO LAICO E O PODER CENTRALIZADO LEVARIA AO PROGRESSO - " DITADURA REPUBLICANA". 

PAG. 80
8- A CHARGE NÃO DESTACA A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL. PODEMOS IDENTIFICAR MEMBROS DO EXÉRCITO, CAFEICULTORES  E SETORES MÉDIOS URBANOS. 

9- A CHARGE MOSTRA A INFLUENCIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA INSPIRADA NA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. UMA REPÚBLICA LIBERAL E FEDERALISTA. A REPÚBLICA É REPRESENTADA NA CHARGE ATRAVÉS DE UMA FIGIRA FEMININA , ALTIVA E DETERMINADA COM INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA. 

10- A PRIMEIRA REPÚBLICA SE DIVIDIU EM  - REPÚBLICA DA ESPADA - 1889 A 1904   ( GOVERNADA POR MILITARES) E REPÚBLICA OLIGÁRQUICA  - 1904 A 1930  ( GOVERNADA POR PRODUTORES DE CAFÉ E LEITE DE SP E MG, RESPECTIVAMENTE). 

PÁG. 87 - 

11- 
A- ENCILHAMENTO: FOI UMA TENTATIVA DE AJUSTE ECONÔMICO COM ESTÍMULO A INDUSTRIALIZAÇÃO  SOB O COMANDO DO MINISTRO DA FAZENDA RUI BARBOSA, QUE CONCEDEU EMPRÉSTIMO A EMPRESAS , PORÉM , A GRANDE MAIORIA DESSAS EMPRESAS ERAM FANTASMA.  ISSO LEVOU A UMA FALTA DE CONTROLE ESTATAL. 

B- DE ACORDO COM A CHARGE A INFLAÇÃO AUMENTOU E CONSEQUENTEMENTE OS PREÇOS, E ISSO FOI CAUSADO PELA EMISSÃO DESENFREADA DE MOEDA O  QUE LEVEOU A SUA DESVALORIZAÇÃO . 

12- A CONSTITUIÇÃO DE 1891 ESTABELECE NO BRASIL O FEDERALISMO E AUTONOMIA DOS ESTADOS. 

13- SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO DE 1891 O GOVERNO FEDERAL COBRA DOS GOVERNOS ESTADUAIS OS IMPOSTOS  SOBRE EXPORTAÇÕES. CADA ESTADO TEM AUTONOMIA POLÍTICA, LEGISLATIVA E JUDICIAL. 

14- A REPÚBLICA DE 1889 NO BRASIL MODIFICOU OS SEGUINTES CRITÉRIOS COM RELAÇÃO AO VOTO: FIM DO VOTO CENSITÁRIO, EXCLUSÃO DE ANALFABETOS, SOLDADOS E MEMBROS DO BAIXO CLERO  NAS VOTAÇÕES. 

15- 
A- MULHERES E ANALFABETOS NÃO PODERIAM VOTAR E NEM SER VOTADOS. 
B- A MULHER NÃO PODERIA VOTAR NA PRIMIEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA POR CONTA DE UMA SOCIEDADE MACHISTA EM QUE PREDOMINA O PATRIARCADO. 

16- 
A- DIREITOS AO CIDADÃO NA CONSTITUIÇÃO DE 1891 - HABEAS COSRPUS, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PROPRIEDADE. 
B- CIDADÃO EM 1891 SERIA : HOMEM, MAIOR DE 21 ANOS E ALFABETIZADO. 

17- NO GOVERNO PROVISÓRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA DO BRASIL O ESTADO PASSOU A SER LAICO, OU SEJA, NÃO TERIA UMA RELIGIÃO OFICIAL. 

PAG. 91
18- A JUSTIFICATIVA PARA A SAÍDA DE DEODORO DA FONSECA DA PRESIDÊNCIA : PODER CENTRALIZADO QUE LEVOU AO FECHAMENTO DO CONGRESSO. 

19- APÓS A RENÚNCIA DE DEODORO DA FONSECA, A CONSTITUIÇÃO DE 1891 NÃO FOI RESPEITADA PORQUE DEVERIA TER SIDO CONVOCQDA NOVA ELEIÇÃO , TENDO EM VISTA QUE DEODORO FICOU 9 MESES NO PODER. PARA QUE O VICE FLORIANO ASSUMISSE O PODER, DEODORO DEVERIA TER FICADO NO PODER NO MÍNIMO POR 2 ANOS. COM MENOS DE 2 ANOS DEVERIA CONVOCAR NOVAS ELEIÇÕES, O QUE NÃO ACONTECEU. 

20- FLORIANO PEIXOTO REPRIMIU A REVOLTA DA ARMADA E OS MOVIMENTOS FEDERALISTAS E PARA ISSO USOU A FORÇA MILITAR E O CONFRONTO ARMADO. 

21- A DIVERGÊCIA DE IDEIA QUE RESULTOU NA REVOLUÇÃO FEDERALISTA: POSITIVISTAS ( FLORIANO / PICA-PAUS) X FEDERALISTAS ( LIBERAIS  / MARAGATOS)

PAG. 92
01- A RELAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA BRASILEIRA E A REPÚBLICA FRANCESA, NA TEORIA , ERA CONTINUAR A LUTA CONTRA A OPRESSÃO. MAS SERÁ QUE O BRASIL TINHA INTERESSE E CAPACIDADE PARA SUBVERTER O MODELO POLÍTICO DO IMPÉRIO?

02- GRUPOS QUE DISPUTAVAM PODER NO CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL:
* POSITIVISTAS - MILITARES / CONSERVADORES
* CAFEICULTORES - SP / LIBERAIS  / EUA
* "JACOBINOS"  - INSPIRADOS NA REVOLUÇÃO FRANCESA / CARÁTER POPULAR

03- 
A- OS EUA INFLUENCIARAM O MODELO DA PRIMEIRA BANDEIRA REPUBLICANA DO BRASIL. 
B- OS EUA INFLUENCIARAM A PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA NOS ASPECTOS: LIBERAL / DIREITOS INDIVIDUAIS / FEDERALISMO

PAG. 96
04- 
A- ENCILHAMENTO
B- DESVALORIZÇÃO DA MOEDA E INFLAÇÃO

05- A CHARGE DEMONSTRA QUE O GOVERNO PROVISÓRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA PREGAVA O ESTADO LAICO ( SEM RELIGIÃO OFICIAL) , ISSO LEVAVA A EXISTÊNCIA DE CARTÓRIOS PARA REGISTROS DE CASAMENTO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO E DE ÓBITO, QUE ANTES ERAM DESTINADOS A AUTORIDADE DA IGREJA CATÓLICA. 

PAG. 94
06- A CHARGE REPRESENTA A CRISE POLÍTICA E ECONÔMICA DO GOVERNO DE DEODORO. ISSO LEVOU AO FECHAMENTO DO CONGRESSO POR PARTE DE DEODORO QUE CENTRALIZAVA O PODER. NO ÂMBITO ECONÔMICO , O ENCILHAMENTO QUE PIOROU A SITUAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL. 

07- RENÚNCIA E TENSÃO POLÍTICA DIANTE DO MANDATO ANTICONSTITUCIONAL DE FLORIANO PEIXOTO. 

08- 
A- DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÇAO DE 1891, ANALFABETOS, MULHERES, SOLDADOS  E MEMBROS DO BAIXO CLERO NÃO VOTAVAM. 
B- A CONSTITUIÇÃO DE 1891 NÃO CONTINHA RESTRIÇÃO EXPLÍCITA AO VOTO FEMININO , MAS NÃO MENCIONAVA AS MULHERES ENQUANTO CIDADÃS. 

PAG. 95
09- 
A- A CONSTITUIÇÃO DE 1988, ATUAL, DETERMINA A REELEIÇÃO PARA OS CARGOS EXECUTIVOS ( PRESIDENTE, GOVERNO E PREFEITURAS) , MANDATO DE 4 ANOS, O VOTO É OBRIGATÓRIO PARA MAIORES DE 18 ANOS, O VOTO É DIRETO E SECRETO. A REPÚBLICA É FEDETIVA COM AUTONOMIA DOS ESTADOS. 

B- DIFERENÇAS ENTRE AS CONSTITUIÇÕES DE 1891 E 1988 - ANALFABETOS E MULHERES PODEM VOTAR NA CONSTITUIÇÃO DE 1988, O VOTO É SECRETO, EXITEM OS DIREITOS TRABALHISTAS, COMO DIREITO A GREVE E EXISTE A JUSTIÇA ELEITORAL. 
AS SEMELHANÇAS ENTRE AS DUAS CONSTITUIÇÕES CITADAS: ESTADO LAICO E VOTO DIRETO. 

PAG. 95 A 97 - TESTES
1- E
2- E
3- B
4-E
5-B
6-A
7-E
8-B
9-C
10-A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário