CAP. 1 - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - CLIQUE AQUI
CAP. 2 - REVOLUÇÃO RUSSA - CLIQUE AQUI
CAP. 3 - A PROCLAMAÇÃO
DA REPÚBLICA - CLIQUE AQUI
QUESTÕES DE REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL -
1 TRIMESTRE DE 2021
ROTEIRO: CAP. 1 E 2
1- Qual
a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
2- Quais
os fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial?
3- Quais
estratégias usadas ao longo da Primeira Guerra Mundial pelos blocos opostos?
4- Comente
sobre a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial e sua contribuição para o
final da guerra.
5- Quais
as consequências do Tratado de Versalhes para a Alemanha?
6- Qual
a principal característica da Revolução Russa ? Qual seu principal objetivo?
7- Cite
uma das primeiras medidas tomadas por Lenin na fase denominada Comunismo de
Guerra.
8- Como
estava a situação social, econômica e política na Rússia no período que
antecedeu a revolução?
9- O
que eram os soviets russos?
10- 1-A Primeira Guerra Mundial influenciou
a Revolução Russa? Justifique.
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO CAP. B1 - MÓDULO 1 - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA.
PÁG. 75 -
01- NÃO. EX.: INCONFIDÊNCIA MINEIRA, CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, REVOLUÇÃO PRAIEIRA, ...
02- SETORES QUE QUESTIONAVAM A MONARQUIA NO BRASIL:PROPRIETÁRIOS DE TERRA, IGREJA E FORÇAS ARMADAS
3- - POSITIVISMO E LIBERALISMO CONTRIBUÍRAM PARA O FIM DA MONARQUIA.
4- SITUAÇÃO DOS NEGROS APÓS A ABOLIÇÃO NO BRASIL: PRECONCEITO RACIAL, FALTA DE MORADIA, DESEMPREGO, FALTA DE TERRA NA ZONA RURAL, EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO.
PÁG. 78
5- O PARTIDO REPUBLICANO TEM ORIGEM NOS SETORES MÉDIOS URBANOS ( PROFISSIONAIS LIBERAIS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS) E CAFEICULTORES.
6-
A- O MANIFESTO REPUBLICANO CRITICAVA O PODER MODERADOR.
B- O MANIFESTO REPUBLICANO CRITICAVA O PRIVILÉGIO DOS RELIGIOSOS, A MAO DE OBRA ESCRAVA, OS "NOBRES" EM CARGOS TÉCNICOS GERAVA MAIS DESIGUALDADE.
C- O MANIFESTO REPUBLICANO CRITICAVA A SOBERANIA CATÓLICA QUE DIFICULTAVA O ESTADO LAICO , CRITICAVA A CENSURA E A FALTA DE LIBERDADE ECONÔMICA.
D- ARGUMENTOS QUE DEFENDIAM A REPÚBLICA NO BRASIL: A REPÚBLICA JÁ ERA REALIDADE NOS PAÍSES DA AMÉRICA, EM ESPECIAL NA AMÉRICA DO SUL , O QUE GERAVA CONFLITO DO BRASIL COM PAÍSES VIZINHOS.
7- ANÁLISE DA BANDEIRA DA REPÚBLICA BRASILEIRA: POSITIVISTA BASEADA NA ORDEM E TENDO O PROGRESSO COMO UM FIM A SER ALCANÇADO . PROGRESSO CIENTÍFICO , INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, ESTADO LAICO E O PODER CENTRALIZADO LEVARIA AO PROGRESSO - " DITADURA REPUBLICANA".
PAG. 80
8- A CHARGE NÃO DESTACA A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL. PODEMOS IDENTIFICAR MEMBROS DO EXÉRCITO, CAFEICULTORES E SETORES MÉDIOS URBANOS.
9- A CHARGE MOSTRA A INFLUENCIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA INSPIRADA NA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. UMA REPÚBLICA LIBERAL E FEDERALISTA. A REPÚBLICA É REPRESENTADA NA CHARGE ATRAVÉS DE UMA FIGIRA FEMININA , ALTIVA E DETERMINADA COM INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA.
10- A PRIMEIRA REPÚBLICA SE DIVIDIU EM - REPÚBLICA DA ESPADA - 1889 A 1904 ( GOVERNADA POR MILITARES) E REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - 1904 A 1930 ( GOVERNADA POR PRODUTORES DE CAFÉ E LEITE DE SP E MG, RESPECTIVAMENTE).
PÁG. 87 -
11-
A- ENCILHAMENTO: FOI UMA TENTATIVA DE AJUSTE ECONÔMICO COM ESTÍMULO A INDUSTRIALIZAÇÃO SOB O COMANDO DO MINISTRO DA FAZENDA RUI BARBOSA, QUE CONCEDEU EMPRÉSTIMO A EMPRESAS , PORÉM , A GRANDE MAIORIA DESSAS EMPRESAS ERAM FANTASMA. ISSO LEVOU A UMA FALTA DE CONTROLE ESTATAL.
B- DE ACORDO COM A CHARGE A INFLAÇÃO AUMENTOU E CONSEQUENTEMENTE OS PREÇOS, E ISSO FOI CAUSADO PELA EMISSÃO DESENFREADA DE MOEDA O QUE LEVEOU A SUA DESVALORIZAÇÃO .
12- A CONSTITUIÇÃO DE 1891 ESTABELECE NO BRASIL O FEDERALISMO E AUTONOMIA DOS ESTADOS.
13- SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO DE 1891 O GOVERNO FEDERAL COBRA DOS GOVERNOS ESTADUAIS OS IMPOSTOS SOBRE EXPORTAÇÕES. CADA ESTADO TEM AUTONOMIA POLÍTICA, LEGISLATIVA E JUDICIAL.
14- A REPÚBLICA DE 1889 NO BRASIL MODIFICOU OS SEGUINTES CRITÉRIOS COM RELAÇÃO AO VOTO: FIM DO VOTO CENSITÁRIO, EXCLUSÃO DE ANALFABETOS, SOLDADOS E MEMBROS DO BAIXO CLERO NAS VOTAÇÕES.
15-
A- MULHERES E ANALFABETOS NÃO PODERIAM VOTAR E NEM SER VOTADOS.
B- A MULHER NÃO PODERIA VOTAR NA PRIMIEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA POR CONTA DE UMA SOCIEDADE MACHISTA EM QUE PREDOMINA O PATRIARCADO.
16-
A- DIREITOS AO CIDADÃO NA CONSTITUIÇÃO DE 1891 - HABEAS COSRPUS, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PROPRIEDADE.
B- CIDADÃO EM 1891 SERIA : HOMEM, MAIOR DE 21 ANOS E ALFABETIZADO.
17- NO GOVERNO PROVISÓRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA DO BRASIL O ESTADO PASSOU A SER LAICO, OU SEJA, NÃO TERIA UMA RELIGIÃO OFICIAL.
PAG. 91
18- A JUSTIFICATIVA PARA A SAÍDA DE DEODORO DA FONSECA DA PRESIDÊNCIA : PODER CENTRALIZADO QUE LEVOU AO FECHAMENTO DO CONGRESSO.
19- APÓS A RENÚNCIA DE DEODORO DA FONSECA, A CONSTITUIÇÃO DE 1891 NÃO FOI RESPEITADA PORQUE DEVERIA TER SIDO CONVOCQDA NOVA ELEIÇÃO , TENDO EM VISTA QUE DEODORO FICOU 9 MESES NO PODER. PARA QUE O VICE FLORIANO ASSUMISSE O PODER, DEODORO DEVERIA TER FICADO NO PODER NO MÍNIMO POR 2 ANOS. COM MENOS DE 2 ANOS DEVERIA CONVOCAR NOVAS ELEIÇÕES, O QUE NÃO ACONTECEU.
20- FLORIANO PEIXOTO REPRIMIU A REVOLTA DA ARMADA E OS MOVIMENTOS FEDERALISTAS E PARA ISSO USOU A FORÇA MILITAR E O CONFRONTO ARMADO.
21- A DIVERGÊCIA DE IDEIA QUE RESULTOU NA REVOLUÇÃO FEDERALISTA: POSITIVISTAS ( FLORIANO / PICA-PAUS) X FEDERALISTAS ( LIBERAIS / MARAGATOS)
PAG. 92
01- A RELAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA BRASILEIRA E A REPÚBLICA FRANCESA, NA TEORIA , ERA CONTINUAR A LUTA CONTRA A OPRESSÃO. MAS SERÁ QUE O BRASIL TINHA INTERESSE E CAPACIDADE PARA SUBVERTER O MODELO POLÍTICO DO IMPÉRIO?
02- GRUPOS QUE DISPUTAVAM PODER NO CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL:
* POSITIVISTAS - MILITARES / CONSERVADORES
* CAFEICULTORES - SP / LIBERAIS / EUA
* "JACOBINOS" - INSPIRADOS NA REVOLUÇÃO FRANCESA / CARÁTER POPULAR
03-
A- OS EUA INFLUENCIARAM O MODELO DA PRIMEIRA BANDEIRA REPUBLICANA DO BRASIL.
B- OS EUA INFLUENCIARAM A PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA NOS ASPECTOS: LIBERAL / DIREITOS INDIVIDUAIS / FEDERALISMO
PAG. 96
04-
A- ENCILHAMENTO
B- DESVALORIZÇÃO DA MOEDA E INFLAÇÃO
05- A CHARGE DEMONSTRA QUE O GOVERNO PROVISÓRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA PREGAVA O ESTADO LAICO ( SEM RELIGIÃO OFICIAL) , ISSO LEVAVA A EXISTÊNCIA DE CARTÓRIOS PARA REGISTROS DE CASAMENTO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO E DE ÓBITO, QUE ANTES ERAM DESTINADOS A AUTORIDADE DA IGREJA CATÓLICA.
PAG. 94
06- A CHARGE REPRESENTA A CRISE POLÍTICA E ECONÔMICA DO GOVERNO DE DEODORO. ISSO LEVOU AO FECHAMENTO DO CONGRESSO POR PARTE DE DEODORO QUE CENTRALIZAVA O PODER. NO ÂMBITO ECONÔMICO , O ENCILHAMENTO QUE PIOROU A SITUAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL.
07- RENÚNCIA E TENSÃO POLÍTICA DIANTE DO MANDATO ANTICONSTITUCIONAL DE FLORIANO PEIXOTO.
08-
A- DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÇAO DE 1891, ANALFABETOS, MULHERES, SOLDADOS E MEMBROS DO BAIXO CLERO NÃO VOTAVAM.
B- A CONSTITUIÇÃO DE 1891 NÃO CONTINHA RESTRIÇÃO EXPLÍCITA AO VOTO FEMININO , MAS NÃO MENCIONAVA AS MULHERES ENQUANTO CIDADÃS.
PAG. 95
09-
A- A CONSTITUIÇÃO DE 1988, ATUAL, DETERMINA A REELEIÇÃO PARA OS CARGOS EXECUTIVOS ( PRESIDENTE, GOVERNO E PREFEITURAS) , MANDATO DE 4 ANOS, O VOTO É OBRIGATÓRIO PARA MAIORES DE 18 ANOS, O VOTO É DIRETO E SECRETO. A REPÚBLICA É FEDETIVA COM AUTONOMIA DOS ESTADOS.
B- DIFERENÇAS ENTRE AS CONSTITUIÇÕES DE 1891 E 1988 - ANALFABETOS E MULHERES PODEM VOTAR NA CONSTITUIÇÃO DE 1988, O VOTO É SECRETO, EXITEM OS DIREITOS TRABALHISTAS, COMO DIREITO A GREVE E EXISTE A JUSTIÇA ELEITORAL.
AS SEMELHANÇAS ENTRE AS DUAS CONSTITUIÇÕES CITADAS: ESTADO LAICO E VOTO DIRETO.
PAG. 95 A 97 - TESTES
1- E
2- E
3- B
4-E
5-B
6-A
7-E
8-B
9-C
10-A
Nenhum comentário:
Postar um comentário